terça-feira, 23 de abril de 2024

Rio Verde

CIS finaliza construção de duas novas celas em Rio Verde

POR | 18/06/2020
CIS finaliza construção de duas novas celas em Rio Verde

Divulgação

O

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), concluiu nesta quarta-feira, 17/06, a construção de duas celas, com capacidade de 05 vagas cada, no Centro de Inserção Social (CIS) de Rio Verde, no Sudoeste do Estado. Os espaços vão ser utilizados para cumprimento de sanções disciplinares de custodiados, com as devidas autorizações judiciais, em caso de necessidade. Os recursos utilizados para execução da obra vieram da produção da horta da unidade prisional, com comercialização administrada pelo Conselho de Segurança da comarca.

 

As obras, de acordo com o 6º Coordenador Regional Prisional da DGAP, Adriano Pereira, foram executadas por 12 presos em 30 dias. “Todos eles trabalharam com o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), atendendo também os protocolos de combate à transmissão da Covid-19. Eles foram beneficiados com a remição da pena pelo tempo de trabalho, como determina a legislação, e receberam remuneração do Estado pela mão de obra fornecida”, explica Pereira.

 

Para o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Agnaldo Augusto da Cruz, a conclusão da obra representa mais um grande avanço do Governo de Goiás frente às melhorias para o sistema prisional do Estado. “O Governo de Goiás transparece seu compromisso com o sistema prisional mais uma vez. Além de ampliar o espaço comum da unidade, ele investe na aplicação da mão de obra carcerária, em um aprendizado para o detento, que, ao fim do cumprimento da pena, conta com uma nova qualificação de trabalho. Isso gera dignidade ao ser humano, acima de tudo”, destaca Cruz.

 

Recursos para construção das celas

Os recursos empregados na construção das duas celas do CIS de Rio Verde são resultantes da produção de hortaliças, no perímetro da unidade prisional. No local, são cultivados cheiro verde, alface, rúcula, almeirão, pimenta, entre outros. Os produtos são comercializados com a comunidade local, sob gestão do Conselho de Segurança da Comarca.

 

A manutenção da horta é realizada por quatro presos do CIS, todos também beneficiados com a remição da pena pelo trabalho e remunerados pelo Estado.

 

Fotos: DGAP

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: