terça-feira, 23 de abril de 2024

Rio Verde

Atenção morador! Não deixe seu lote vazio ser um problema!

POR Jornal Somos | 08/06/2019
Atenção morador! Não deixe seu lote vazio ser um problema!
O

Os dados são assustadores: em Rio Verde, só no ano passado o Corpo de Bombeiros registrou 1700 focos de incêndio no perímetro urbano. Isso se deve principalmente ao fato de que nessa época do ano, com a estiagem, os matos estão mais secos e se torna mais fácil o aparecimento de uma queimada.

 

Além disso, a falta de cuidado com as propriedades tem gerado reclamação diária nos telefones da Prefeitura. O vizinho que não cuida do lixo que está espalhado, ou aquele mato do lote abandonado que traz incomodo para toda a região.

 

Segundo dados da secretaria de ação urbana, existem mais de 20 mil lotes vagos em Rio Verde, e a maioria de propriedade particular. A secretaria tem feito desde o começo do ano um trabalho de conscientização, notificando os proprietários, realizando a limpeza desses espaços, mas, todos devemos fazer a nossa parte.

 

“Nessa época de seca, a população tem que estar bem atenta, que cada cidadão tenha consciência e não faça queimada, é muito perigoso! Estamos atuando com a conscientização, fizemos a notificação no começo do ano e começamos as ações, multas, roçagem, limpeza pesada e enviamos a cobrança aos proprietários. A população já está ajudando, fazendo a parte dela, mas ainda tem que melhorar”, afirma Luis Carlos Pasquim, secretário da ação urbana.

 

Por lei, todo proprietário tem o dever de murar, limpar e fazer a calçada do seu lote, além da manutenção.

“Se alguém passar no seu lote e colocar fogo, você vai ser multado, porque era seu dever fazer limpeza”, acrescentou.

 

Atuando juntamente com a prefeitura, o Corpo de Bombeiros através das ações integradas pretende combater cada vez mais o número de queimadas, principalmente no perímetro urbano. Vale lembrar que, além de ser crime ambiental, as queimadas podem atingir a fiação elétrica e causar danos ainda maiores, podem causar intoxicação dos moradores e das pessoas que passam pelo local e podem até mesmo causar acidentes, por conta da fumaça na via pública.  

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: