sexta-feira, 19 de abril de 2024

MUNDO

Unesco reage a ameaças de Trump ao Irã

POR Jornal Somos | 07/01/2020
Unesco reage a ameaças de Trump ao Irã

Foto: OLivre

A

Após o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ameaçar atacar tesouros culturais do Irã, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) entrou em ação.

 

No último sábado (04), Donald Trump disse no Twitter que os EUA fizeram lista com 52 locais que poderão ser alvo, caso o Irã tente retaliar o assassinato de um dos seus generais de alto escalão. Ele acrescentou ainda que alguns dos alvos são de “muito alto nível e importantes para o Irã e a cultura iraniana.”

 

A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, se encontrou nessa segunda-feira (06) com o embaixador do Irã na organização e observou que tanto os EUA quanto o Irã já validaram duas convenções, sendo uma voltada à proteção de propriedades culturais durante conflitos armados e outra para proteger os patrimônios culturais e naturais da humanidade. Também foi lembrado pela diretora-geral que essas convenções proíbem quaisquer ataques a esses locais.

 

O presidente dos Estados Unidos vem sido criticado até mesmo dentro do país, pela ameaça, o argumento é de que isso seria uma violação do direito internacional.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: