quinta-feira, 25 de abril de 2024

MUNDO

Uma criança morre a cada 5 segundos no mundo segundo OMS

POR Jornal Somos | 18/09/2018

Segundo números 6,3 milhões de crianças morreram antes de seus 15 anos

Uma criança morre a cada 5 segundos no mundo segundo OMS

reprodução/google

S

Segundo dados de uma nova estimativa de mortalidade, divulgada hoje (18) pela Organização Mundial da Saúde, uma criança morre antes de seus quinze anos à cada cinco segundos no mundo.

 

A nova estimativa de mortalidade realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Divisão da População das Nações Unidas e Grupo do Banco Mundial, estima que 6,3 milhões de crianças menores de 15 anos morreram em 2017, uma a cada 5 segundos, e apontam que as principais causas seriam evitáveis.

 

Conforme a estimativa a grande maioria dessas mortes – 5,4 milhões – ocorre nos primeiros cinco anos de vida e aproximadamente a metade é de recém-nascidos. A maioria das crianças menores de cinco anos morrem de causas que podem ser evitadas ou tratadas, como complicações durante o parto, pneumonia, diarreia, sepse neonatal e malária.

 

Em comparação, as lesões são uma causa maior de mortalidade entre crianças de 5 a 14 anos, especialmente em casos de afogamento e relacionadas ao trânsito. Segundo dados  do Ministério da Saúde são mais de 1.100 crianças que morrem vítimas de afogamentos, o número revela que é a segunda causa geral de mortes na faixa de 5 e 9 anos no Brasil.

 

Para as organizações,  às crianças de todo o mundo, o período mais arriscado da vida é o primeiro mês. Em 2017, 2,5 milhões de recém-nascidos morreram durante o primeiro mês de vida. Um bebê nascido na África subsaariana ou no sul da Ásia tem nove vezes mais chances de morrer durante o primeiro mês que um bebê nascido em um país de alta renda. E o progresso desde 1990 para salvar a vida dos recém-nascidos foi mais lento do que no caso de crianças com menos de cinco anos de idade.

Apesar desses desafios, todos os anos há menos mortes de crianças em todo o mundo. O número de crianças que morrem antes do seu quinto aniversário caiu drasticamente, de 12,6 milhões em 1990 para 5,4 milhões em 2017, e o mesmo aconteceu com as crianças entre 5 e 14 anos, cuja mortalidade foi reduzida de 1,7 milhão para menos de um milhão no mesmo período.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: