sexta-feira, 29 de março de 2024

MUNDO

Trump recebe elogios de Bolsonaro

POR Jornal Somos | 11/02/2020
Trump recebe elogios de Bolsonaro

Divulgação/PR

N

Nesta terça-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro elogiou o presidente americano Donald Trump por “atender” aos imigrantes latinos. “Por que o Trump é tão criticado pela imprensa dos Estados Unidos? O cara diminuiu desemprego, melhorou economia, atendeu aos latinos que já estão lá”, disse o presidente aos apoiadores que o aguardavam na saída do Palácio da Alvorada. “Notícia boa, a imprensa não vende? Será que é isso?”, questionou Bolsonaro.

 

É importante lembrar de que desde sua campanha eleitoral, o presidente americano apresenta um discurso nacionalista, sendo assim, ele é contra imigrantes nos Estados Unidos. O governo dos EUA, no final do último mês, cobrou uma ação mais “agressiva” por parte do Brasil para conter o fluxo de imigração ilegal para o país, logo após remeter a Minas Gerais um voo com 70 brasileiros deportados, parte deles algemados. Na última sexta-feira (07), chegaram em Belo Horizonte, cerca de 130 brasileiros deportados.

 

As deportações atuais fazem parte de novo entendimento entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, que facilita o procedimento de saída de imigrantes considerados ilegais do país

 

Bolsonaro, apesar dos elogios, não quis falar sobre a retirada do Brasil da lista dos Estados Unidos de países em desenvolvimento, lista essa que garantia privilégios comerciais e foi publicada nesta segunda-feira (10). Questionado pela imprensa a respeito o presidente foi embora. Essa decisão faz parte de um acordo costurado pelo presidente brasileiro para conseguir apoio dos americanos para o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

 

Essa mudança facilita o que se chama de investigação de direito compensatório, que pode punir países que lançam mão de subsídios comerciais considerados injustos. Além do Brasil, estão na lista cerca de outros 20 países como China, Argentina, África do Sul e Índia.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: