terça-feira, 23 de abril de 2024

MUNDO

República do Congo tem novo surto de Ebola

POR Jornal Somos | 27/03/2019
República do Congo tem novo surto de Ebola

G1

A

A epidemia de Ebola na República Democrática do Congo já ultrapassou mil casos, disse o Ministério da Saúde na segunda-feira (25), com 629 mortos no segundo pior surto da história.

 

O ebola é uma febre hemorrágica, que causa vômitos, diarreia e sangramento, e mata mais da metade dos que ela infecta.

 

Os profissionais de saúde estão mais bem preparados do que nunca para esta epidemia mais recente. Novas tecnologias, como uma vacina experimental, tratamentos experimentais e unidades móveis futuristas em forma de cubo para o tratamento de pacientes, ajudaram a conter a disseminação do vírus.

 

Mas a desconfiança pública e a insegurança desenfreada nas regiões do leste da República Democrática do Congo, onde o Ebola atingiu a região, dificultaram a resposta, e consequentemente o combate à doença.

 

Cinco centros de Ebola foram atacados desde o mês de fevereiro, às vezes por agressores armados. A violência levou a organização médica francesa Médicos Sem Fronteiras (MSF) a suspender suas atividades no epicentro do surto.

 

Como resultado, agora é o surto é segundo mais mortal da história, atrás do surto de 2013-16 na África Ocidental, que acredita-se ter matado mais de 11.000 pessoas.

 

"O total agora é de 1.009 casos", disse o ministério em um comunicado, mas acrescentou: "a resposta, liderada pelo Ministério da Saúde em colaboração com seus parceiros, limitou a expansão geográfica".

 

Quarta-feira passada, as autoridades confirmaram um caso de Ebola em Bunia, outra cidade de quase 1 milhão de pessoas.

 

O International Rescue Committee (IRC), um grupo de ajuda humanitária, alertou que o número de casos estava aumentando e que o surto poderia durar mais seis a 12 meses em uma região assolada pela violência e pela pobreza.

 

 

Doenças que podem voltar

 

A Secretaria de Saúde do município de Guaratuba, no litoral do Paraná, investiga a morte de um macaco Bugio por suposta infecção por febre amarela. O animal foi encontrado morto na última quinta-feira (21) numa via localizada na zona rural do município, conhecida como “Estrada do Descoberto”. À imprensa, o secretário de saúde de Guaratuba, Gabriel Modesto, afirmou que amostras de sangue do Bugio foram coletadas para certificação da causa de sua morte.

 

Um dia antes, na quarta-feira (20), foi encontrado em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, outro macaco morto. O animal estava na localidade de Botiatuva e a suspeita é de que também tenha febra amarela. Amostras foram coletadas para confirmar a suspeita.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: