quinta-feira, 28 de março de 2024

MUNDO

Queda do muro de Berlim completa 30 anos

POR Jornal Somos | 09/11/2019
Queda do muro de Berlim completa 30 anos

internet

N

No dia 9 de novembro de 1989, se dava o fim de uma longa jornada de sofrimento na Alemanha. O muro de Berlim finalmente havia caído.

 

O muro, que foi construído em 13 de agosto de 1961, dividiu a cidade de Berlim em duas, a fim de evitar a imigração da população de Berlim ocidental para o lado oriental. Sendo assim durante 28 anos, famílias e amigos ficaram divididos entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental.

 

É necessário entender o contexto por trás do muro. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os principais vencedores (Inglaterra, Estados Unidos, França e União Soviética), ocuparam a Alemanha derrotada. Como os três primeiros países possuíam o mesmo alinhamento político econômico, criaram uma zona denominada “tripartida”, o que não agradou a Stalin.

 

Stalin decretou o “bloqueio de Berlim” como um cerco “pacífico”, no entanto um ano depois o cerco foi interrompido. Os aliados permaneceram em Berlim e criaram a República Federal Alemã, impedindo que Stalin se apoderasse de todo território alemão.

 

A União Soviética então criou a República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) em 7 de outubro de 1949.

 

Em 1961, a fim de evitar mais fugas do lado oriental para o lado ocidental, Walter Ulbricht (1893-1973), decreta um novo bloqueio ao livre trânsito das forças armadas entre os dois lados na cidade de Berlim. Ulbricht ocupava o posto de Secretário Geral do Partido Comunista da República Democrática Alemã.

 

Assim, em 13 de agosto de 1961, é iniciada a construção de um grande muro que se tornaria o símbolo máximo da Guerra Fria. Milhares de famílias se viram afetadas, pois muitos parentes e amigos ficaram de lados opostos e sem possibilidade de encontrarem-se.

 

Há diversos relatos sobre pessoas que passaram por separações, famílias, amigos e pessoas que ficaram presas enquanto tentavam fugir para a Alemanha oriental. O período da Guerra Fria jamais será esquecido por essas pessoas.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: