quinta-feira, 28 de março de 2024

MUNDO

Parlamento do Reino Unido aprova adiantamento do Brexit

POR Jornal Somos | 17/03/2019
Parlamento do Reino Unido aprova adiantamento do Brexit
O

O Parlamento britânico aprovou nesta quinta-feira (14) o pedido de adiamento do Brexit à União Europeia. Na mesma sessão, os parlamentares rejeitaram uma emenda para postergar a saída do Reino Unido do bloco.

 

Com isso, a primeira-ministra Theresa May pedirá à liderança da União Europeia para que a saída definitiva ocorra em outra data – antes, a previsão era que o Brexit ocorresse em 29 de março.

 

A premiê, no entanto, deve pedir para que o processo ocorra, no máximo, até 30 de junho. A data é limite para que o Reino Unido não precise participar das eleições para o Parlamento Europeu.

 

A Eurocâmara deve tomar posse no dia 2 de julho. Os deputados europeus serão escolhidos em pleito previsto para ocorrer entre 23 e 26 de maio.

 

Integrantes do Parlamento votaram nesta quinta-feira uma série de emendas para decidir a saída do Reino Unido da União Europeia vai ou não ser adiada. Um dia antes, os parlamentares decidiram que o Brexit só poderá ocorrer caso haja acordo com o bloco.

 

Os parlamentares ainda rejeitaram uma proposta de transferir ao Parlamento a responsabilidade das decisões sobre o Brexit – uma vitória para a primeira-ministra, que continua, portanto, à frente do processo de saída da União Europeia.

 

Desde o ano passado, May tenta negociar um acordo com a União Europeia para evitar a saída abrupta do bloco – o que poderia acarretar em perdas na economia e incertezas políticas.

 

A premiê conseguiu costurar um tratado com líderes europeus no fim do ano passado. No entanto, a proposta foi recusada em janeiro deste ano. A derrota quase levou May a perder o cargo, mas ela venceu a votação de um voto de não confiança no Parlamento.

 

Ainda para evitar o chamado "Brexit duro", a primeira-ministra tenta convencer parlamentares britânicos e líderes europeus a fechar um acordo. Ela encontra, porém, resistência de todos os lados.

 

Na terça-feira, o Parlamento britânico rejeitou mais uma vez um texto proposto por May para o Brexit. Foram 391 contra e 242 votos a favor.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: