terça-feira, 16 de abril de 2024

MUNDO

OMS faz alerta sobre casos de transtornos mentais surgirem até os 14 anos

POR Jornal Somos | 17/10/2018
OMS faz alerta sobre casos de transtornos mentais surgirem até os 14 anos
A

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou essa semana, em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental, um alerta sobre os transtornos mentais que começa aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detectada e tratada.

 

 

Segundo a publicação em termos de carga de doenças entre adolescentes, a depressão é a terceira principal causa. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. O uso nocivo do álcool e de drogas ilícitas entre adolescentes é uma questão importante em muitos países e pode levar a comportamentos de risco, como sexo não seguro ou direção perigosa. Transtornos alimentares também são motivos de preocupação.

 

 

A OMS também revela que a prevenção começa com o conhecimento e compreensão dos primeiros sinais e sintomas de alerta de um transtorno mental. Pais e professores podem ajudar a construir habilidades para a vida de crianças e adolescentes, ajudando-os a lidar com os desafios cotidianos em casa e na escola. O apoio psicossocial pode ser oferecido em escolas e outros ambientes comunitários. O treinamento de profissionais de saúde para a detecção e gerenciamento de transtornos de saúde mental também pode ser implementado, aprimorado ou ampliado.

 

 

O neurocirurgião Dr. Moisés Braga (CRM GO 15821) concedeu ao Jornal explicações sobre os transtornos mentais, como pode acontecer e quando acontece.

“Transtornos mentais são disfunções no funcionamento da mente, que podem afetar qualquer pessoa e em qualquer idade e, geralmente, são provocados por complexas alterações do sistema nervoso central. Existem diversos tipos de transtornos mentais, que são classificados em tipos, e alguns dos mais comuns incluem aqueles relacionados à ansiedade, depressão, alimentação, personalidade ou movimentos, por exemplo.”

 

 

Segundo o neurocirurgião, a forma de identificar o transtorno é observar a mudança do comportamento do indivíduo de forma que ele não tenha mais controle sobre seus atos.

“Muitos são os fatores que colaboram para o aparecimento do transtorno, são eles: sociais, culturais, econômicos, ambientais, condições de trabalho e de moradia e questões da comunidade podem interferir na saúde mental de qualquer indivíduo. A exposição a traumas, estresse e agressão, principalmente enquanto jovem.” Explica Dr. Moisés.

 

 

Ele ressalta que “a questão genética também pode contribuir para o surgimento de algum transtorno mental. Além da predisposição nos genes, nutrição e infecções transmitidas de mãe para filhos na gravidez, também são listados pela OMS como causas para o surgimento de transtornos”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: