MUNDO

Moro assina acordo para segurança de fronteiras do Brasil

POR Jornal Somos | 08/11/2019
img/noticias/Moro assina acordo para segurança de fronteiras do Brasil

Divulgação/Itaipu Binacional

O

O ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro se reuniu ontem, quinta feira (08), com ministros da mesma pasta dos países do Mercosul (Mercado Comum do Sul), em Foz do Iguaçu (PR). O resultado deste encontro foi a assinatura de uma proposta de acordo que permite a continuação de perseguições policiais em território estrangeiro. "(o) acordo mostra o nível de confiança entre os países", disse o ministro brasileiro, Sergio Moro, de acordo com EBC/Agência Brasil.

 

A medida permitirá que agentes policiais cruzem a fronteira de outro país durante uma perseguição a criminosos, mesmo sem autorização prévia, até o limite de 1 quilômetro. Hoje, a perseguição não pode ultrapassar a linha de fronteira. Essa inclusive era uma demanda há anos, discutida e nunca concluída, entre os países e que agora será analisada pelos presidentes dos países do bloco sul-americano.

“O fechamento do acordo para que a gente possa tratar da perseguição policial em área de fronteiras no âmbito do Mercosul é uma medida que, há tempos, nós estávamos perseguindo para deixar claro que as fronteiras físicas não devem servir como obstáculo intransponível à persecução dos crimes”, afirmou Moro.

 

Participaram do encontro, entre outras autoridades, a vice-ministra de Justiça da Argentina, Maria Fernanda Rodríguez; o ministro do Interior do Paraguai, Euclides Acevedo; o ministro da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, Arnaldo Euclides Benítez; a vice-ministra da Justiça do Paraguai, Cecilia Perez; a representante do Ministro do Interior do Uruguai, Alejandra Alvares; além de representantes do Chile, da Bolívia, da Guiana e da União Europeia.

 

Sergio Moro disse que o acordo de cooperação ainda deverá ser aprovado internamente por Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, antes de entrar em vigor. Entretanto, considera a medida importante porque vai facilitar a troca de informações entre as forças policiais e dará maior segurança jurídica às operações de combate ao tráfico de drogas e de armas e ao crime organizado.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES