sábado, 20 de abril de 2024

MUNDO

Grupo de Lima quer novas eleições na Venezuela

POR Jornal Somos | 26/02/2019
Grupo de Lima quer novas eleições na Venezuela

Mais Goiás

O

O Grupo de Lima reforçou ontem (25) a saída do presidente Nicolás Maduro e a realização de novas eleições no país. Os representantes do Grupo pretendem pedir à Corte Penal Internacional que julgue Maduro pela “grave situação humanitária” que vive a Venezuela. Na reunião, realizada em Bogotá, o Grupo rejeitou a ideia de usar a força para solucionar a crise, afastando a possibilidade de intervenção.

 

 

O documento final foi assinado por representantes da Argentina, do Brasil, do Canadá, do Chile, da Colômbia, da Guatemala, de Honduras, do Panamá, do Paraguay, do Peru, e da Venezuela, representada por Juan Guaidó. O vice presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, também participou da reunião, apesar de o país não fazer parte do Grupo de Lima.

 

 

No documento final, os líderes do Grupo, defenderam que a “transição democrática” envolve a saída imediata de Maduro, para a realização de eleições “livres e justas, abertas à participação de todas as forças políticas, com acompanhamento e observação internacional, organizadas por uma autoridade eleitoral neutra e legitimamente constituída”. De acordo com a declaração, o Grupo de Lima pretende promover gestões junto a organizações internacionais para promover a proposta de transição.

 

 

Na declaração, há a recomendação para que o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas designe um especialista independente ou crie uma comissão para investigar a situação de possíveis violações de direitos humanos no país. No plano interno, apoiaram que as instituições do país, como as do Poder Judiciário e as Forças Armadas, reconheçam o presidente da Assembleia Nacional Juan Guaidó como dirigente do Executivo Federal.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: