sábado, 20 de abril de 2024

MUNDO

G7 vai desbloquear ajuda de emergência para Amazônia

POR Jornal Somos | 26/08/2019
G7 vai desbloquear ajuda de emergência para Amazônia
&

 

O G7 (grupo formado pelas sete maiores economias do mundo) decidiu desbloquear uma ajuda de emergência de 20 milhões de euros (cerca de R$ 91 milhões) para a Amazônia, anunciou hoje (26) o presidente francês Emmanuel Macron.

Os recursos serão destinados principalmente para o envio de aviões Canadair de combate a incêndios. Além desta frota aérea, o G7 concordou com uma assistência de médio prazo para o reflorestamento da Amazônia, a ser apresentado na Assembleia Geral da ONU, que ocorrer no final de setembro. Para receber essa ajuda, o Brasil terá que concordar em trabalhar com ONGs e populações locais.

Essa iniciativa foi anunciada ao final de uma sessão da cúpula do G7 (formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) dedicada ao meio ambiente, durante a qual foi discutida a situação na Amazônia, que tem provocado grande preocupação internacional.

Macron tornou a situação na Amazônia uma das prioridades da cúpula, apelando no sábado para uma "mobilização de todos as potências" para lutar contra as queimadas e em favor do reflorestamento.

O presidente Jair Bolsonaro ainda não revelou se irá aceitar ou não o apoio. Ao sair do Palácio da Alvorada, nesta manhã, comentou: "Será que alguém ajuda alguém – a não ser uma pessoa pobre, né? – sem retorno? [...] O que que eles querem lá há tanto tempo?”.

Pelas redes sociais, Bolsonaro diz ter conversado com o presidente da Colômbia, Iván Duque, e que não se pode aceitar que Macron "dispare ataques descabidos e gratuitos à Amazônia".

Desde a semana passada, com a crise gerada pela alta das queimadas na Amazônia, Bolsonaro e Macron trocam críticas em declarações e revistas.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles disse nessa manhã que a decisão da cúpula do G7 é "uma excelente medida, é muito bem vinda". O ministro  ainda destacou que "quem vai decidir como usar recursos para o Brasil é o povo brasileiro e o governo brasileiro."

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não participou das discussões sobre  mudança climática e biodiversidade que aconteceram durante o encontro a cúpula do G7 nesta segunda. De acordo com Macron o presidente estava em encontros bilaterais. Porém o Francês diz que Trump apoia os esforços para responder às queimadas na Amazônia.

"Ele não estava na sala, mas o time dele, sim. Não se deve interpretar a ausência do presidente americano... Os EUA estão ao nosso lado nos temas de biodiversidade e na iniciativa da Amazônia", afirmou o presidente da França.

 
 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: