sexta-feira, 26 de abril de 2024

MUNDO

Filmes brasileiros têm chance de serem indicados ao Oscar

POR Jornal Somos | 01/11/2019
Filmes brasileiros têm chance de serem indicados ao Oscar

internet

A

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, que já havia alterado o nome da categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira para Melhor Filme Internacional (que é mais conhecido como melhor filme estrangeiro no Brasil), agora tem também nova mudança na dinâmica da indicação: todos os eleitores da Academia poderão escolher os indicados ao prêmio.

 

O comitê, até o ano passado, era responsável por fazer uma lista prévia de nove filmes entre todos os inscritos na categoria e depois definir a lista dos cinco finalistas. Uma carta enviada a todos os membros da Academia agora indica que será uma lista de 10 filmes pré-selecionados, sete dos quais serão selecionados no comitê e três deles serão “salvos” pelo comitê executivo.

 

Os filmes dessa lista prévia serão disponibilizados em um sistema de streaming do próprio Oscar com acesso a todos os membros votantes. Aqueles que assistirem a todos os filmes da lista poderão participar da votação para definir os indicados.

 

As mudanças fazem parte de projeto para tornar o Oscar mais inclusivo, após as diversas críticas de falta de representatividade nas premiações. Nos últimos anos, a academia também passou a convidar muito mais membros, principalmente mulheres, não brancos, e de fora dos Estados Unidos.

 

Existem neste ano 93 países na disputa pelo melhor filme internacional. Entre os nomes em destaque estão Parasita, da Coréia do Sul e Dor e Glória, da Espanha. O filme brasileiro inscrito na premiação foi A Vida Invisível.

 

Os indicados ao Oscar 2020 serão divulgados no dia 13 de janeiro. Já a cerimônia acontece em 9 de fevereiro.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: