quinta-feira, 28 de março de 2024

Com testes avançados, governo russo quer distribuir vacina contra coronavírus já em agosto

POR | 13/07/2020
Com testes avançados, governo russo quer distribuir vacina contra coronavírus já em agosto

Dado Ruvic/Reuters

C

Com parte dos testes clínicos necessários para comprovar a eficácia da imunização, o governo russo anunciou hoje, segunda-feira (13), que o país quer iniciar a distribuição de uma vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), se tornado pioneiro na distribuição de vacinas à população. O governo tem desejo que já em agosto, comece esse repasse das doses. "A pesquisa foi concluída e provou que a vacina é segura", afirma a chefe do centro de pesquisas clínicas da Universidade Sechenov, Yelena Smolyarchuk.

 

Foi o Centro Nacional de Pesquisa para Epidemiologia e Microbiologia Gamalei, que desenvolveu a vacina aprovada, que para Alexander Gintsburg, diretor da instituição, deverá entre os dias 12 e 24 de agosto, entrar em circulação civil. Testes bioquímicos da vacina, ainda serão realizados pelo Ministério da Saúde russo, que pretende até setembro, encerrar esta etapa. Este é o mesmo período que Gintsburg prevê o início da produção em massa por parte de laboratórios privados, desta vacina que desde junho vem sendo testada em 38 voluntários remunerados para o estudo.

 

Parte destes voluntários, já receberão alta nesta quarta-feira (15), quando completarão 28 dias em isolamento social, que foi imposto para protegê-los de outras possíveis infecções. O grupo têm idades entre 18 e 65 anos e ainda serão monitorados pelos próximos seis meses. Uma outra frente de testes clínicos da vacina está sendo feita pelo exército russo, com um estudo que vai durar dois meses e segue em andamento.

 

De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, a Rússia é o quarto país do mundo com o maior número de pessoas contaminadas pelo coronavírus, com mais de 730 mil pessoas infectadas, sendo que destas, mais de 11 mil morreram devido complicações causadas pela Covid-19.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: