sábado, 20 de abril de 2024

MUNDO

Aos 50 anos, Internet ainda é sonho para alguns brasileiros

POR Jornal Somos | 03/11/2019
Aos 50 anos, Internet ainda é sonho para alguns brasileiros

Olhar Digital

E

Em 1969, uma transmissão de dados entre duas universidades nos Estados Unidos marcou o início da maior rede do planeta, a WWW – World Wide Web era criada. No Brasil, a primeira transmissão utando o protocolo TCP/IP foi feita pela primeira vez no país em 1991.

 

Apesar de já ter uma grande parte de pessoas com acesso à Internet, ainda existe uma parcela da população que não foi alcançada. Conforme dados da pesquisa TIC Domicílios 2018, elaborada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet (CGI.br), no ano passado, 70% dos brasileiros estavam conectados à internet. Dez anos antes, o índice estava em 34%, e a média mundial, em 48,5%. O que demonstra um crescimento, porém ainda não uma igualdade.

 

Pois ainda de acordo com a mesma Pesquisa, quanto à renda, enquanto o percentual nas classes A e B é de 92%, nas classes D e E, fica em 48%. A penetração da rede mundial de computadores atinge 74% nos centros urbanos, mas não alcança metade (49%) nas áreas rurais. Enquanto entre as pessoas com ensino fundamental completo o índice foi de 65%, entre os que completaram o nível superior, chega a 98%.

 

Polêmicas

E a questão ainda fica mais complexa, quando percebemos as desconfianças e discussões criadas através da rede mundial.

 

Conforme o relatório Digital 2019, da empresa We Are Social, A cada minuto, 188 milhões de e-mails são enviados, 41 milhões de mensagens de textos são trocadas pelo WhatsApp e FB Messenger, 4,5 milhões de vídeos são vistos no YouTube, 3,8 milhões de buscas são realizadas no Google, 2 milhões de snaps são publicados, 1,4 milhão de perfis são vistos no Tinder, 1 milhão de pessoas se conectam ao Facebook, 390 mil aplicativos são baixados de lojas como Play Store e App Store (Apple) e 87,5 mil pessoas tuítam.

 

Cerca de 57% da população mundial está conectada, um total de 4,3 bilhões de pessoas, e 45% dos habitantes do planeta usam redes sociais, cerca de 3,5 bilhões de pessoas. E isso tudo é motivo de problemas também.

 

Uma das primeiras vezes que a internet foi coloca em cheque foi no ano de 2017, quando veio à tona o escândalo da empresa de marketing digital Cambridge Analytica, suspeita de ter usado dados de quase 100 milhões de usuários para influenciar processos políticos, como as eleições nos Estados Unidos e o referendo do Brexit em 2016, além de pleitos em diversos outros países.

 

O conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e responsável pela primeira conexão TCP/IP no país, Demi Getschko, diz que é preciso separar a internet como estrutura tecnológica das atividades realizadas sobre esta, em entrevista à Agência Brasil Central. Os problemas de abuso na exploração de dados e excessos envolvendo o debate público online não estariam relacionados à internet, mas ao que é realizado a partir dela.

 

“Uma coisa é ter uma estrutura em que, sem fronteiras físicas, sem permissão, nada além da adesão voluntária, consegue montar um tecido mundial, que é o que foi conseguido com a internet. Dentre diversas opções que existiam nas décadas de 1970 e 1980, a internet foi bem-sucedida. Pessoal envolvido teve mente aberta e estrutura sólida, e não voltada a nada fechado. Não tem centro de controle. Ela foi construída com esse propósito”, observa.

 

Se a tendência é o mundo se tornar digital em suas formas de comunicação, ainda precisasse pensar em, como deixar que todas pessoas continuem recebendo bem e corretamente a boa informação, sem distinção de classe ou renda, e sem perder o seu direito a privacidade.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: