sábado, 20 de abril de 2024

MUNDO

Acordo Mercosul-União Europeia: ministro diz que nenhum país está pronto

POR Jornal Somos | 02/07/2019
Acordo Mercosul-União Europeia: ministro diz que nenhum país está pronto
O

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou nesta terça-feira (2) que nenhum país está pronto para ratificar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

 

A declaração foi dada após ele ter sido questionado sobre o comentário da porta-voz do governo francês, Sibeth Ndaye, sobre a França não estar preparada para oficializar em definitivo os acordos anunciados nesta sexta feira (28).

 

"O acordo nem está pronto para ser submetido aos parlamentos nacionais, nem na França nem aqui. No momento, nenhum país está pronto para ratificar, diante da sua própria questão constitucional", disse o ministro.

 

Araújo afirmou que esse tipo de manifestação do governo francês é direcionado ao público interno. Segundo ele, cabe à Comissão Europeia esclarecer aos países membros, inclusive à França, o que está dentro do acordo.

 

Segundo Itamaraty, os termos econômicos do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul precisam ser aprovados apenas pelo Parlamento Europeu. No entanto, os termos políticos – que englobam, por exemplo, a questão ambiental – precisam ser aprovados pelo parlamento de cada país.

 

Na semana passada, antes do anúncio da conclusão do acordo entre os dois blocos, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que o país não assinaria o tratado se o Brasil não permanecesse no Acordo de Paris, que lista medidas para conter o aquecimento global.

 

No Mercosul, ainda está em discussão se cada país poderá aprovar o acordo de forma unilateral ou se o tratado só valerá quando for aprovado nos parlamentos de todos os membros do bloco, formado por Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

 

Depois do anúncio do acordo comercial, Macron afirmou que um dos pontos-chave para o acerto foi o comprometimento do presidente Jair Bolsonaro com os termos do Acordo, já o presidente havia afirmado no início deste ano a saída do Brasil deste tratado. De acordo com Ernesto Araújo, a questão ambiental é uma preocupação tanto dos europeus quando do Brasil.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: