domingo, 28 de abril de 2024

MUNDO

40 FILMES QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR NESSE HALLOWEEN

POR Jornal Somos | 31/10/2018

Separamos 40 filmes em 8 categorias, e entre clássicos e novos filmes, aqui está um apanhado de tudo o que você precisa ver nesse Halloween

40 FILMES QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR NESSE HALLOWEEN

Reprodução/Hawk Films

H

Hoje é o Halloween (ou Dia das Bruxas) e na origem, o Halloween antes chamado de “All hallow’s eve”, significa “véspera de todos os santos”, já que se refere de noite de 31 de outubro, véspera da Festa de Todos os Santos. 

 

Em um artigo, o teólogo e filósofo André Botelho, explica que a prática do Halloween vem do povo celta, o qual acreditava que, no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos, visitar as famílias e levar as pessoas ao mundo dos mortos. Segundo André, os sacerdotes druístas (religião celta) atuavam como médiuns, evocando os mortos.

 

Então, em vista da data considerada macabra, separamos 40 filmes, divididos em 8 categorias: personagens icônicos, lugares bizarros, canibalismo, diabo, baseados em fatos reais, animais, mistério e bruxas. Os fãs de terror já podem separar a sua listinha de favoritos e fazer uma longa maratona essa noite.

 

 

Personagens Icônicos

 

O Iluminado (1980): Jack Torrance se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família.

 

O Chamado (2002): A jornalista Rachel Keller decide investigar a morte de sua sobrinha e descobre que quatro adolescentes morreram misteriosamente sete dias depois de assistir a um vídeo com imagens assustadoras. Agora ela tenta solucionar o mistério e impedir que a profecia se realize, já que ela e seu filho também assistiram ao vídeo.

 

A Hora do Pesadelo (1984): Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, em que são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger, um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora, Krueger pode ter retornado para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

 

Pânico (1996): Um grupo de jovens enfrenta um assassino mascarado que testa seus conhecimentos sobre filmes de terror. A pequena cidade de Woodsboro nunca mais será a mesma.

 

Sexta-Feira 13 (1980): A história do homicído em Crystal Lake não impede que os instrutores montem um acampamento de verão no bosque. Moradores supersticiosos advertem sobre o ocorrido, mas os jovens Jack, Alice, Bill, Marcie e Ned, prestam pouca atenção aos mais velhos e acabam sendo perseguidos por um assassino brutal. A medida em que são esquartejados, baleados e esfaqueados, os instrutores lutam para manterem-se vivos contra um adversário implacável.

 

Lugares Bizarros

 

Casa de Cera (2005): Um grupo de amigos da faculdade está a caminho de um jogo de futebol quando, em uma cidade fantasma, o carro quebra e são obrigados a procurar auxílio no único lugar que está aberto: o museu de cera local. Eles ficam impressionados com a perfeição das esculturas e logo percebem a razão de tanto realismo. Aterrorizados, fogem para não se transformarem em peças de museu.

 

Babadook (2014): Amelia, viúva e ainda atormentada pela violenta morte do marido, tenta lidar com o medo de monstros que aterroriza seu único filho, o pequeno rebelde Samuel, e enfrenta dificuldades em amar o garoto. Após encontrar um misterioso livro, o menino, certo de que há um monstro que deseja matá-lo, começa a agir irracionalmente para o desespero de sua mãe. Mas logo Amelia percebe que realmente há uma sinistra presença na casa e ao redor deles.

 

 

Invocação do Mal (2013): Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren trabalham para ajudar a família aterrorizada por uma entidade demoníaca em sua fazenda.

 

Casa dos 1000 Corpos (2003): Um tanque vazio e um pneu furado levam dois casais por uma estrada de terror até a Casa dos 1000 Corpos: um macabro zoológico humano onde um grupo de maníacos coleciona cadáveres assassinados com cortes na garganta ou facadas no peito.

 

Psicose (1960): Após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, uma mulher foge durante uma tempestade e decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Ela conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates, um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. O que parece ser uma simples estadia no local se torna uma verdadeira noite de terror.

 

Canibalismo

 

The Lure (2015): Em Varsóvia, duas irmãs sereias é adotado por um cabaré. Enquanto uma procura o amor nos humanos, a outra procura matar a sua fome comendo a população da cidade.

 

Raw (2016): Justine é uma garota vegetariana de 16 anos que após ser "obrigada" a comer fígado de coelho cru no trote de Medicina Veterinária, desenvolve um interesse por carne humana. Leia a crítica completa aqui.

 

Silêncio dos Inocentes (1991): Clarice Starling, uma das melhores estudantes da academia de treinamento do FBI. Jack Crawford quer que Clarice entreviste o Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento, que cumpre prisão perpétua por vários atos de assassinato e canibalismo. Crawford acredita que Lecter pode ter uma visão em um caso e que Starling, como uma mulher jovem e atraente, pode ser a isca para atraí-lo.

 

Turistas (2006): Um grupo de jovens desfruta suas férias na costa brasileira. Quando se unem a pessoas do local que estão festejando na praia, eles são drogados e quando acordam descobrem que foram roubados os seus cartões de crédito e passaportes. O grupo vai para uma casa na selva para se proteger, mas acaba descobrindo que estão correndo muito perigo.

 

 

Green Inferno (2013): Um grupo de estudantes ativistas viaja à Amazônia com o objetivo de proteger uma tribo. O avião em que eles estão cai no meio da mata e aqueles que sobrevivem são capturados por indígenas. O que eles não sabiam é que se trata de uma tribo de canibais.

 

Diabo

 

O Bebê de Rosemary (1968): Um casal se muda para um prédio com pessoas estranhas. Acontecimentos ainda mais estranhos levam a jovem, que está grávida, a duvidar de sua própria sanidade. Porém, o parto e a descoberta de uma seita diabólica irão finalmente mostrar a verdade.

 

O Exorcista (1973): Uma atriz vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

 

Starry Eyes (2014): A aspirante a atriz Sarah Walker consegue um papel importante, mas descobre que há um preço alto a pagar pelo estrelato: sua própria alma.

 

Boneco Assassino (1988): Uma mulher compra para seu filho um boneco amaldiçoado por um assassino em série morto dentro uma loja de brinquedos. Pouco antes, ele faz um ritual de vodu com o boneco, que ganha vida e se torna um perigoso psicopata.

 

Demônio (2010): Cinco pessoas que nunca se viram ficam presas em um elevador de um prédio comercial. Antes de chegarem a seus respectivos andares, algo acontece e o elevador para no meio do caminho. O que para muitos já seria motivo de tensão, piora ainda mais porque estranhos e violentos acontecimentos começam a surgir dentro do pequeno espaço, pois alguém ali dentro não é quem aparenta ser. O medo e a maldade tomam conta do local e, do lado de fora, ninguém consegue arranjar um jeito de ajudá-los.

 

História Real

 

Helter Skelter (2004): Charles Manson abalou o mundo ao liderar uma série de assassinatos brutais. Esta é a história de um carismático psicopata que usou as drogas e o sexo para manipular sua própria legião de assassinos.

 

O Exorcismo de Emily Rose (2005): O reverendo Moore é processado por homicídio culposo de uma menina que pensavam estar possuída por demônios. O promotor público Ethan Thomas afirma que a jovem mulher, Emily, sofria de esquizofrenia e deveria ter sido clinicamente diagnosticada. Enquanto isso, a advogada de defesa Erin Bruner argumenta que a condição de Emily não pode ser explicada somente pela ciência.

 

Massacre da Serra Elétrica (1974): Em 1973, a polícia texana deu como encerrado o caso de um terrível massacre de 33 pessoas provocado por um homem que usava uma máscara feita de pele humana. Nos anos que se seguiram os policiais foram acusados de fazer uma péssima investigação e de terem matado o cara errado. Só que dessa vez, o único sobrevivente do massacre vai contar em detalhes o que realmente aconteceu na deserta estrada do Texas, quando ele e mais 4 amigos estavam indo visitar o seu avô.

 

Olhos Famintos (2001): Ao voltarem para casa por uma estrada sem movimento, os irmãos Trish e Darry veem um vulto atirando o que parece ser um corpo embrulhado. Parando para investigar, eles descobrem centenas de corpos mutilados, pendurados embaixo de uma antiga igreja.

 

Halloween - A Noite do Terror (1978): Um maníaco retorna à sua cidade natal para continuar o terror que ele começou há quinze anos.

 

Animais

 

Anaconda (1997): Uma equipe de filmagem chega à Amazônia para fazer um documentário sobre a tribo shirishama. Guiados pelo misterioso Paul Sarone, o grupo descobre que está envolvido em uma perigosa caçada à serpente rara e gigantesca conhecida como Anaconda. O jogo vira quando o grupo percebe que o animal é inteligente e tem um plano bem elaborado para devorar um a um.

 

 Centopeia Humana (2009): Duas jovens estão em viagem quando seu carro quebra numa floresta deserta. Elas buscam ajuda e encontram a casa de um cirurgião aposentado, mas logo elas descobrem que ele pretende juntá-las num só corpo para criar uma centopéia humana.

 

Os Pássaros (1963): Melanie Daniels, uma bela e rica socialite, conhece o advogado Mitch Brenner em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro, ela decide procurá-lo na cidade de Bodega Bay, Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melaine só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas.

 

Aracnofobia (1990): Depois que um fotógrafo morre em missão na Venezuela, uma aranha venenosa pega uma carona em seu caixão para sua cidade natal na zona rural da Califórnia. Coincidentemente, o aracnofóbico Dr. Ross Jennings acabou de se mudar com sua esposa Molly e seu jovem filho para o lugar. Quando moradores da cidade começam a aparecer mortos, Jennings começa a suspeitar de aranhas que não são comuns na região.

 

Pânico No Lago (1999): Depois da morte violenta de um navegador, o xerife de uma cidadezinha pede ajuda de um especialista em pesca e de uma paleontóloga, que têm de lidar com o aparecimento de um crocodilo imenso e extremamente agressivo que faz vítima atrás de vítima.

 

Mistério

 

 

Dália Negra (2006): O corpo mutilado de Elisabeth Short é encontrado em um terreno baldio e os detetives Lee Blanchard e Bucky Bleichert ficam obcecados pelo caso, causando a própria ruína. Baseado no caso real do assassinato de uma jovem atriz na década 40.

 

O Grito (2004): Uma enfermeira americana que mora e trabalha em Tóquio é exposta a uma maldição misteriosa em que um espírito se apodera da pessoa, desencadeando um violento surto de raiva, antes de clamar sua vida e passar à próxima vítima.

 

Boa Noite, Mamãe (2016): Após ficar afastada alguns dias, por conta de cirurgias plásticas, a mãe de dois garotos gêmeos volta para casa. Entretanto, seus filhos não acreditam que a mulher com o rosto coberto seja realmente sua mãe. A partir daí, nada mais será como antes.

 

Premonição (2000): Alex Browning está embarcando em uma viagem para Paris. Alex sofre uma premonição, pela qual vê o avião explodir momentos depois de sair do chão. Alex insiste que todo mundo saia do avião e sete pessoas, incluindo Alex, são obrigados a desembarcar. Todos veem quando o avião realmente explode como uma bola de fogo. Ele e os outros sobreviventes brevemente enganam a morte, mas não serão capazes de evitar o seu destino por muito tempo. Um a um, esses fugitivos de destino viram vítimas da morte.

 

A Pele Que Habito (2011): Um evento traumático arruina o estranho relacionamento entre um cirurgião plástico e a mulher que ele mantém presa em sua luxuosa mansão.

 

Bruxas

 

A Bruxa de Blair (1999): Um grupo de três jovens cineastas desaparece ao entrar em uma floresta de Maryland para gravar um documentário sobre uma lenda local conhecida como A Bruxa de Blair. Anos depois, a câmera que usavam é encontrada.

 

As Filhas de Satã (1972): James Robertson compra um quadro com o desenho de uma bruxa sendo queimada numa fogueira, que tem uma semelhança incrível com sua esposa, Chris. Aos poucos, a mesma incorpora a personalidade representada na pintura.

 

Hereditário (2018): Após a morte da reclusa avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece como se fosse uma sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.

 

As Bruxas de Salem (1996): John Proctor, que é casado, decide terminar o romance com sua jovem amante, Abigail Williams. Revoltada, ela lidera um ritual oculto, ao lado de outras mulheres, pedindo a morte da esposa de John, Elizabeth. O ritual é descoberto por um reverendo, e as jovens são levadas a julgamento. Mas Elizabeth também é acusada de bruxaria, e John tenta defendê-la, o que piora a situação.

 

Suspiria (1977): Suzy é uma jovem americana chega em Fribourg para fazer cursos em uma academia de dança de prestígio. A atmosfera do lugar, estranho e perturbador, acaba surpreendendo a garota. Quando uma jovem estudante é assassinada, Suzy entra em estado de choque. O ambiente fica ainda pior quando o pianista cego da academia morre atacado por seu próprio cão. A jovem descobre que o local já foi a casa de uma bruxa conhecida como a Mãe dos Suspiros.

 

E aí? Esquecemos de algum? E qual é o seu favorito? Fala pra gente nos comentários.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: