sexta-feira, 29 de março de 2024

Goiás

Vermífugos voltam a ser vendidos sem retenção receita

POR | 03/09/2020
Vermífugos voltam a ser vendidos sem retenção receita

Setor Saúde

D

Duas das grandes polêmicas sobre possível prevenção ou tratamento contra a Covid-19 nos últimos meses sofreram avaliações do órgão responsável e agora volta a receber liberação.

 

A Anvisa voltou a liberar a venda dos vermífugos nitazoxanida (Annita) e ivermectina (para sarnas e piolhos) sem a retenção de receitas médicas. A medida revisa parte da RDC 405/2020, de 23 de julho, quando os medicamentos passaram a compor uma lista específica de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ISPII) para combate da pandemia de covid-19, determinando sua venda apenas com receita médica e retenção de uma das vias do receituário. Segundo a Anvisa, estoques satisfatórios afastam risco de desabastecimento dos medicamentos e garantem o acesso da população ao tratamento de verminoses e parasitoses.

 

Diante dessa nova decisão, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) reitera o alerta contra a automedicação com ivermectina ou qualquer medicamento sob a alegação de prevenir o novo coronavírus. Não existe qualquer evidência científica de medicamento capaz de evitar o contágio pelo vírus Sars-CoV-2, a não ser medidas comprovadamente eficazes e recomendadas pelo Ministério da Saúde, como o distanciamento social, a higienização frequente das mãos e o uso de máscaras.

 

O CRF-GO continua sua defesa pelo uso racional de medicamentos, sempre seguindo orientação médica e farmacêutica. Não há prevenção medicamentosa para o novo coronavírus e os tratamentos são ainda divergentes e variam de pessoa a pessoa, pois a doença evolui de forma diferente para cada paciente. Sendo assim, o CRF-GO não recomenda o uso de ivermectina para a prevenção da covid-19 e também adverte quanto aos riscos para pacientes em estágio grave da doença. A utilização de ivermectina quando há sinais de hiperinflamação pode acometer o Sistema Nervoso Central.

 

Existem fármacos capazes de tratar sintomas e controlar o avanço da covid-19, mas devem ser prescritos por um médico, após diagnóstico, avaliação e acompanhamento individual. Vale ressaltar que, apesar de não exigirem retenção de receita, os medicamentos em questão são tarjados, ou seja, o paciente só deve fazer uso com a prescrição médica. A Anvisa já havia determinado que a retenção da receita aconteceria apenas durante a pandemia, sendo a medida revogada automaticamente quando não mais necessário.

 

Fonte: Comunicação do Conselho Regional de Farmácia de Goiás - CRF/GO.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: