quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Vazio Sanitário termina para começar safra 2018/2019

POR Jornal Somos | 24/09/2018
Vazio Sanitário termina para começar safra 2018/2019
O

O período de intervalo ente um plantio e outro, chamado vazio Sanitário, termina no dia 30 de setembro os produtores de grãos já se mobilizam pra começar as plantações da safra 2018/2019.

 

O presidente em exercício do Sistema Faeg Senar Bartolomeu Braz, explicou as oportunidades e desafios do início da safra 2018/2019.

“Goiás hoje é um grande produtor de alimentos, somos o 4º maior produtor de alimentos do mundo, isso traz oportunidades à toda economia de Goiás, mas principalmente para as riquezas do campo e traz um alimento mais acessível para a população. Nós temos desafios, estamos enfrentando neste momento agora com o câmbio com dólar muito alto, os mercados são internacionais, os nossos custos de produção são cotados em dólar, então isso preocupa bastante o produtor nesse momento, porque ele está fazendo uma safra com o dólar alto em um momento de instabilidade econômica para o país e poderá vender uma safra em dólar baixo, tudo isso traz preocupação, mas há expectativa devido à chuva ter chegado mais cedo é de um ano bom, o que está parecendo, devido às chuvas e esse período iniciando já em primeiro de outubro.” Completou ele.

 

Bartolomeu também explica como o Senar pode ajudar o produtor e quem tem interesse em aproveitar do mercado de trabalho nesse período.

“Esse momento é muito importante, o Senar Goiás juntamente com nossos sindicatos rurais, oferecem cursos de formação e capacitação, qualquer pessoa da cidade ou do campo pode isso aos nossos sindicatos rurais, à Federação de Cultura, ao Senar para que ele possa se capacitar para entrar nesse mercado. Então o mercado é muito interessante traz uma riqueza muito grande ao estado. As pessoas tem que conhecer melhor, tem que buscar a se capacitar e formar para que a gente possa inserir não somente os produtores rurais mas toda a sociedade do estado de Goiás.”

 

Além disso o presidente apresenta os cursos mais viáveis para essa época de plantio e colheita.

“Temos agora o curso de operador de máquinas agrícolas, que é uma exigência das normativas trabalhistas, temos o curso de manutenção de máquinas agrícolas, temos o curso de aplicação de defensivos, temos os curso de plantio direto, temos o curso de operador de colheitadeira que é muito importante e depois temos o curso também de melhoria de qualidade de nossos grãos. O Senar está completo e espero que as pessoas possam aproveitar.” Concluiu.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: