sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Tesouro Nacional inicia busca de solução fiscal em Goiás

POR Jornal Somos | 14/01/2019
Tesouro Nacional inicia busca de solução fiscal em Goiás

Jota

N

No período da manhã o governador Ronaldo Caiado confirmou em entrevista a uma rádio de Goiânia, que estará em Goiás, a partir de hoje, segunda-feira (14), a comissão de técnicos do Tesouro Nacional para analisar as contas públicas a fim de traçar um diagnóstico e estudar uma solução possível. “Aguardo este relatório para ter um quadro completo da nossa saúde financeira e, assim, buscar a alternativa mais rápida para pagar os servidores públicos”, analisou.

 

 

A equipe do Ministério da Economia se reúne em Goiânia com a equipe da Secretaria da Fazenda de Goiás (Sefaz), Cristiane Schmidt, para discutir a situação financeira do estado. As reuniões acontecerão durante a semana e terão integrantes da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), e da Subsecretaria de Contabilidade Pública, sob o comando da coordenadora Sara Araújo.  A Sefaz pretende abrir as contas para análise dos orçamentos de 2018 e 2019 já que o orçamento desse ano ainda aguarda a aprovação da Assembleia Legislativa e pode ser alterado por emendas. Se acordo com assessoria do governador, na primeira reunião realizada será apresentado o processo orçamentário de Goiás e as projeções para a receita de 2019.

 

 

No segundo dia serão discutidos tópicos relacionados à folha de pessoal e à dívida pública estadual. No terceiro e último dia será a vez de debater os padrões contábeis pois a Sefaz considera importante alinhar a sua prestação de contas com as regras fixadas por leis federais e pelo modelo nacional adotado pela STN.

 

 

O governador disse ainda que chega em Goiânia também Henrique Ziller para comandar a Controladoria Geral do Estado (CGE), como parte do esforço para reequilibrar as contas públicas. Ele é auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) e foi indicado pelo presidente da Corte, José Múcio Monteiro. Segundo informou, todas as secretarias já têm em funcionamento modelos de processo de auditoria direta nas pastas.

 

 

Após a análise dos dados a missão irá definir se Goiás pode participar do Programa de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: