quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Superlotação de presídios em Goiás aumenta e acaba gerando fuga

POR Jornal Somos | 26/04/2019
Superlotação de presídios em Goiás aumenta e acaba gerando fuga

G1

U

Um ano após uma ligeira queda na superlotação, os presídios brasileiros voltaram a registrar um crescimento populacional sem que as novas vagas dessem conta desse contingente. O percentual de presos provisórios também voltou a crescer, mostra um levantamento do G1, dentro do Monitor da Violência, feito com base nos dados dos 26 estados e do Distrito Federal.

 

Há hoje 708.546 presos para uma capacidade total de 415.960, um déficit de 292.586 vagas. Se forem contabilizados os presos em regime aberto e os que estão em carceragens da Polícia Civil, o número passa de 750 mil. Os presos provisórios (sem julgamento), que chegaram a representar 34,4% da massa carcerária há um ano, agora correspondem a 35,6%.

 

Todas as 27 unidades da federação seguem com superlotação no sistema. A média geral do país é de 70,3% acima da capacidade. O levantamento mostra que há hoje 56.641 vagas em construção no Brasil – o que não é suficiente, porém, para cobrir nem 1/5 do déficit atual.

 

Em Goiás, há 10.886 vagas para 21.876 presos, uma diferença de 101,1%. Além do sistema prisional goiano ter dois presidiários por vaga, 43,3% deles ainda não foram condenados. O Monitor da Violência apontou ainda que apenas 4% dos presos em Goiás estudam e 2,3% trabalham.

 

A superlotação em Goiás voltou a ser assunto após a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informar que 24 detentos fugiram da Casa de Prisão Provisória em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, após prepararem uma emboscada pra agentes prisionais. A confusão que levou às fugas deixou ainda 6 feridos. Até o início da manhã desta quarta-feira (24), oito haviam sido recapturados e um morreu em troca de tiros com policiais.

 

Em nota, o Governo de Goiás informou “entender que o cenário é grave, sendo prioridade da atual gestão enfrentar esse déficit, finalizando a construção de presídios, além de já existir um planejamento de criação de novas vagas para todo o Estado”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: