quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Sudoeste goiano registra aumento de 69% nas queimadas

POR Ana Carolina Morais | 04/08/2020
Sudoeste goiano registra aumento de 69% nas queimadas

Reprodução / Colégio Palavra Viva

U

Um boletim divulgado nesta manhã de terça-feira (4) pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou que as queimadas aumentaram em 69% no sudoeste de Goiás se comparado ao mesmo período do ano passado. Somente nesta região foram 120 focos de incêndio no mês de julho, enquanto em 2019 o registro da mesma época foi de 71 focos.

 

 

Na esfera estadual, o monitoramento por satélite detectou, em julho, 402 focos de incêndio, um decréscimo ínfimo em comparação aos 403 pontos no mesmo período de 2019. Algumas localizações goianas já estão há 70 dias sem chuvas a tendência é de que neste mês de agosto o risco de queimadas se eleve ainda mais.

 

 

No final de julho, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de perigo relativo a baixa umidade do ar em Goiás (leia mais aqui), que varia de 20% a 12%, enquanto o ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde, é uma variação entre 50% e 80%. Além da problemática de saúde, essa baixa umidade do ar aumenta o risco de incêndios florestais.

 

 

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: