quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Sistema Faeg/Senar quer destravar processo de energia elétrica

POR Jornal Somos | 02/05/2019
Sistema Faeg/Senar quer destravar processo de energia elétrica
O

O analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Alexandro Alves dos Santos participou na última segunda feira (29), do Fórum Energético de Goiás, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). De acordo com ele, a reunião do Fórum permanente discutiu assuntos relacionados ao setor energético de Goiás, com a participação de vários representantes do poder legislativo, executivo e da sociedade civil organizada, além da própria Enel.

 

“Essa é a primeira reunião do ano e a intenção é que ela ocorra mensalmente, e podemos destacar a discussão de algumas diretrizes institucionais do Fórum e ações estratégicas para o desenvolvimento do setor, principalmente a participação do poder legislativo. A proposta da Faeg é que o produtor rural possa ser atendido, já que muitas propriedades não têm acesso à energia elétrica, e mediante essas discussões e com os representantes do Fórum, podemos dar segmento a isso, destravando o processo para que a energia possa chegar às propriedades rurais,” enfatiza o analista técnico.

 

A pauta de energia elétrica no Estado mostra uma deficiência ainda muito grande, e é preciso evoluir de alguma forma para atender todos os segmentos que fazem uso dela. “Outro ponto discutido no quesito desafios e demandas foi a ampliação e isenção de ICMS para toda a cadeia fotovoltaica, tanto para projetos consolidados e iniciados quanto para os futuros, de modo que sejam concretizados. Outro foi relacionado à linha de crédito para que haja liberação menos burocrática por entidades de crédito próprias do estado via Goiás Fomento ou FCO, visando atender a demanda do mercado,” conta Alexandro.

 

A burocracia e criação de uma licença ambiental simplificada para os empreendimentos de energia renovável e a atuação junto à concessionária de distribuição de energia elétrica, também foram pontos discutidos pelos participantes do Fórum.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: