sexta-feira, 29 de março de 2024

Sistema Faeg/Senar participa de desenvolvimento do Polo de Irrigação do Vale do Rio Araguaia

POR Jornal Somos | 29/04/2019
Sistema Faeg/Senar participa de desenvolvimento do Polo de Irrigação do Vale do Rio Araguaia
O

O Sistema Faeg/Senar/CNA participaram, na quinta (25) e na sexta (26), da Oficina de Planejamento do Polo de Irrigação Sustentável do Vale do Rio Araguaia, em Goiás, a convite da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional.

 

O grupo visitou propriedades rurais com sistemas de irrigação no município de Britânia e elencou as principais demandas dos produtores para promover o desenvolvimento sustentável da região.

 

“Os principais pontos demandados pelos produtores são energia elétrica, outorga, licenciamento ambiental e estradas para escoamento de safra”, explicou Gustavo Goretti, assessor da Comissão Nacional de Irrigação da CNA. Um grupo gestor foi criado para implantação do polo e a CNA participará dando apoio institucional em Brasília. Haverá encontros periódicos para acompanhamento das demandas dos produtores rurais.

 

“Foi uma reunião produtiva e de integração em prol do desenvolvimento da região com preservação ambiental e da melhoria da qualidade de vida no Brasil”, afirmou o professor José Roberto Menezes, consultor da Fazenda Santa Elisa.

 

Gustavo Goretti ressaltou que a iniciativa também possibilitou a aproximação com os órgãos estaduais de meio ambiente. “Os órgãos ambientais entenderam as demandas e o potencial da região e poderão agilizar a emissão das licenças e outorgas.” Segundo ele, também será feito um planejamento da necessidade de expansão da oferta de energia elétrica para os próximos 29 anos na região.

A oficina para implantação do polo no Vale do Rio Araguaia é a segunda promovida este ano. A primeira foi no Rio Grande do Sul, em fevereiro, para instalação do Polo de Agricultura Irrigada da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria.

 

Participaram da oficina o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) José Mário Schreiner, das comissões de Meio Ambiente e Irrigação da Federação, Fabrício Mitre e Eduardo Cabral, o presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Eduardo Veras, o presidente da Aprova Antônio Celso, o vice-presidente da Aprosoja, Joel Ragagnin, o presidente da Enel Goiás, Abel Rochinha, além de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fundepec, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Agricultura, IRRIGO, Ministério do Desenvolvimento Regional, Emater e produtores rurais.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: