terça-feira, 23 de abril de 2024

Goiás

Sistema Faeg/Senar compartilha experiências de sucesso em segurança rural

POR Jornal Somos | 23/05/2019
Sistema Faeg/Senar compartilha experiências de sucesso em segurança rural
O

O sistema Faeg/Senar participou do 1º Painel sobre Criminalidade no Campo, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O evento contou com a apresentação das experiências de sucesso no desenvolvimento da segurança rural realizadas pela Polícia Militar (PM), em conjunto com as entidades representantes do agro de Goiás, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

 

O vice-presidente da CNA, presidente do sistema Faeg/Senar deputado federal José Mário Schreiner, destacou o uso de tecnologias de georreferenciamento pela polícia rural de Goiás. “Os imóveis rurais estão sendo cadastrados em um banco de dados. Essas ações vão subsidiar as ações de policiamento rural através do serviço de inteligência como, por exemplo, possibilitar que a polícia militar esteja na propriedade rural em um tempo mais curto em casos de ocorrências”, destacou.

 

Goiás apresentou ainda o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Segurança Rural de Goiás (CONSEG-Rural) que tem integrado a comunidade rural de todas as regiões do Estado com as autoridades policiais, resultando na melhoria da qualidade de vida da população.

 

A adoção de tecnologias e estratégias de inteligência aliadas ao vínculo de confiança estabelecido entre a PM e os produtores rurais geraram bons resultados, conforme explicou o tenente-coronel Vinicius Roldão, chefe da seção de Comando e Controle Rural da Polícia Militar de Goiás. “Nos locais onde implantamos a metodologia de trabalho de policiamento rural, tivemos redução de 60% nas ocorrências em propriedades rurais, queda de 26% dos crimes de furto nas propriedades e a redução de 16% em crimes de furto a cargas”, declarou.

 

Durante a abertura do painel, o secretário-executivo do Instituto CNA, André Sanches, destacou que a instituição criou, em 2017, o Observatório da Criminalidade do Campo para reunir informações sobre casos de insegurança na zona rural pelo Brasil. “A partir dessas informações, planejamos uma série de ações para sensibilizar os órgãos públicos quanto à necessidade de desenvolver políticas públicas e medidas de segurança para proteger os produtores rurais brasileiros”, afirmou.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: