terça-feira, 16 de abril de 2024

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás alerta população para que os cuidados contra o Aedes aegypti se intensifiquem

POR Jornal Somos | 15/10/2019
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás alerta população para que os cuidados contra o Aedes aegypti se intensifiquem

internet

C

Com a chegada da chuva no estado de Goiás e as altas temperaturas registradas, a proliferação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya aumentou.

 

O aumento de números de casos acontece entre outubro e maio, de acordo com registros dos anos anteriores, por conta disso a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) alerta a população para que intensifiquem os cuidados em suas residências e locais de trabalho, para que possíveis focos sejam eliminados. O coordenador de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores da SES-GO, Marcello Rosa, orienta que as pessoas devem manter vigilância ao menos semanal em seus imóveis para identificar e eliminar possíveis locais que possam acumular água.

 

“Além dessa vigilância no dia a dia, é interessante associar com comportamentos adequados de descartar o lixo para o recolhimento por parte das prefeituras; manter caixas d'água, cisternas e fossas vedadas para evitar a entrada de insetos; lavar bebedouros de animais com água, sabão e escova; colocar areia em aparadores de vasos de plantas; manter ralos e vasos sanitários fechados; calhas e grelas sempre limpas; piscinas com tratamento adequado e, quando em desuso, vedadas ou vazias”, aconselha Rosa.

 

Ainda segundo o coordenador, o mosquito se prolifera em qualquer época, desde que tenha água parada, porém, o que ocorre no período chuvoso é o aumento radical da infestação devido ao lixo descartado inadequadamente em lotes baldios, praças, logradouros e até mesmo quintais. Com as chuvas, esses recipientes acumulam água, logo em seguida os ovos eclodem, o que proporciona o desenvolvimento das larvas, que em menos de 10 dias se tornam mosquitos adultos.

 

Os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito é descartar o lixo para a coleta adequada pelas prefeituras, evitando que a água se acumule em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, garrafas. Rosa lembra ainda que é preciso colocar areia nos vasinhos de plantas, vedar caixas d’água, tambores, latões, cisternas e desentupir calhas e grelhas para evitar que a água, tão benéfica e essencial à vida, se acumule e possa se tornar foco desse perigoso mosquito.

 

Números da dengue

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) notificou neste ano 137.790 casos de dengue em todo o território goiano. No mesmo período do ano passado foram registrados 92.691 casos. No Estado já foram confirmadas 58 mortes pela doença e 68 seguem sendo investigadas.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: