sexta-feira, 26 de abril de 2024

Saúde pública tem maior número de respiradores enquanto particular aumenta pacientes

POR Ana Carolina Morais | 01/04/2020
Saúde pública tem maior número de respiradores enquanto particular aumenta pacientes

Iron Braz/SES-GO

E

Entre os mais de 1.600 casos suspeitos do novo coronavírus em Goiás, 90 destes estão internados em hospitais particulares associados, mesmo sendo da saúde pública a maior quantidade de leitos com respiradores artificiais.

 

 

A informação a respeito do quantitativo de pacientes suspeitos internados na rede particular é da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade (Ahpaceg), que coletou estes dados de hospitais privados de Rio Verde, Goiânia, Anápolis, Catalão e Aparecida de Goiânia, no intuito de dar uma transparência maior aos atendimentos relacionados ao Covid-19.

 

 

Em contrapartida ao fluxo do setor privado, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) afirma que a maioria dos leitos com respirados em nosso estado goiano está na rede pública. Em todo o Estado são aproximadamente 1.200 respiradores artificiais, onde 280 estão nas unidades estaduais e aproximadamente 400 nos municípios. Por outro lado, no setor privado são 500 leitos com respirador e 80 exclusivos para tratamento do coronavírus.

 

 

Cada respirador pode atingir o valor de custo de R$ 25 mil a R$ 70 mil, onde a diferença é marcada pelo material utilizado na fabricação e pelo quantitativo de itens acompanhantes, como exemplo, tubos e “traqueias artificiais”.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: