quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Saúde alerta sobre acidentes com animais peçonhentos

POR Jornal Somos | 18/01/2019
Saúde alerta sobre acidentes com animais peçonhentos
G

Grande parte do Brasil se encontra em período chuvoso e, com isso, se percebe mais a presença de animais peçonhentos em casas e apartamentos e, principalmente, em residências próximas às grandes áreas verdes. Entre os principais casos, a maior ocorrência é do escorpião.

 

 

Segundo os dados do Centro de Informações Toxicológicas da Secretaria da Saúde de Goiás (CIT/SES-GO), em 2018 foram registrados 6.979 acidentes por animais peçonhentos. Os escorpiões são responsáveis por 4.118 deste total de acidentes, o que representa 59% dos casos.

 

 

As serpentes representam 16% dos casos, aranhas 9%, abelhas 5% e outros animais, 11%. Os números são parciais, pois, como é início de ano ainda podem ocorrer alterações, correções e inclusões de novas notificações no banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

 

 

O processo de urbanização também estimula o aumento da exposição a estes animais. O escorpião, por exemplo, se alimenta de baratas e, portanto, sobrevive em ambientes urbanos com facilidade. Além disso, o depósito e acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção junto às habitações podem servir de abrigo para os animais peçonhentos.

 

 

Medidas de Prevenção

 

A melhor forma de evitar acidentes com animais peçonhentos em perímetro urbano é adotar medidas de prevenção, como manter a casa e a área ao redor limpas, uma vez que lixo e entulho podem servir de abrigo para cobras e escorpiões.

 

  

Se encontrar algum tipo de cobra ou escorpião, é preciso informar à Secretaria da Saúde do município onde mora ou acionar as equipes do Corpo de Bombeiros para fazer a retirada do animal dependendo de seu porte.

 

 

Caso ocorra um acidente com escorpião ou cobra, o indicado é lavar o local da picada com água e sabão e levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento em tempo.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: