sexta-feira, 29 de março de 2024

Goiás

Sama Mineração pode fechar e demitir funcionários em Minaçu (GO)

POR Jornal Somos | 28/04/2019
Sama Mineração pode fechar e demitir funcionários em Minaçu (GO)

O Popular

U

Um grupo de parlamentares promoveu audiência pública na cidade de Minaçu, em Goiás, neste sábado (27) para ouvir trabalhadores da Sama Minerações, que está com as atividades paralisadas desde fevereiro deste ano por determinação da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal. A Sama, que faz parte do grupo Eternit, é a maior extratora e exportadora brasileira da crisotila, espécie de amianto.

 

Além de Davi Alcolumbre, presidente do Senado, participaram da visita os senadores Luiz do Carmo, Chico Rodrigues e Vanderlan Cardoso, autor da iniciativa, além de deputados federais e estaduais e o governador Ronaldo Caiado. Em seguida, os parlamentares se reuniram com a comunidade em uma audiência pública.

 

"A visita do Senado em Minaçu é para verificar in loco esta situação. É angustiante ver uma decisão jurídica sobrepor-se à vida das pessoas, que tem o seu sustento com dignidade. A criação da comissão é uma atitude louvável", afirmou o presidente do Senado.

 

Se o STF não se posicionar até o dia 15 de maio sobre o pedido de suspensão da paralisação e continuidade da produção na mina de amianto Cana Brava, a Sama deve fechar e demitir seus 285 funcionários.

 

Esta intenção da empresa foi registrada na última assembleia geral dos trabalhadores, realizada no dia 12 de abril, quando a suspensão dos contratos de trabalho foi prorrogada por mais de 30 dias.

 

Depois que o STF publicou a decisão que determinou o banimento da produção de amianto no Brasil, em fevereiro, entidades do setor minerador apresentaram embargos da declaração que pedia o fechamento modular da mina durante um período de 10 anos.

 

Enquanto os embargos não são julgados, o efeito suspensivo pede a continuidade da produção. A ministra Rosa Weber ainda aguarda um posicionamento da procuradora geral da República, Raquel Dodge, para dar sua decisão sobre o caso.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: