sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Projeto que regulamenta frutos nativos do cerrado é aprovado por unanimidade

POR Jornal Somos | 29/08/2019
Projeto que regulamenta frutos nativos do cerrado é aprovado por unanimidade

Curta Mais

F

Foi aprovado por unanimidade hoje, quarta feira (28), o relatório do deputado federal Zé Mário (DEM-GO) sobre o Projeto de Lei nº 1970/2019, que institui a Política Nacional para o Manejo Sustentável, Plantio, Extração, Consumo, Comercialização e Transformação do Pequi e Demais Frutos e Produtos Nativos do Cerrado. A votação aconteceu na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), da Câmara dos Deputados.

 

Segundo o deputado Zé Mário, “o objetivo do projeto é incentivar o cultivo, a extração, o beneficiamento, a transformação, o consumo e a comercialização de produtos nativos do cerrado, dentro de uma política voltada para o desenvolvimento sustentável desse rico bioma brasileiro”.

 

O relatório do deputado apresenta dados importantes sobre os produtos nativos do cerrado, são mais de dez frutos consumidos pelas populações locais além do tradicional pequi, como buriti, mangaba, cagaita, bacupari, cajuzinho do cerrado e baru.

 

O voto do relator foi pela aprovação do PL nº 1.970/2019 com uma emenda que suprime o artigo 2º do texto original, que previa a proibição da derrubada de pequizeiros. “A proposta é desnecessária e não inova a legislação, porque o pequizeiro já se encontra protegido de melhor forma por meio da Portaria MMA nº 32/2019, que, com amparo na Lei nº 12.651/2012, e na Lei Complementar nº 140/2011, proíbe o corte do pequizeiro”, conclui o deputado Zé Mário.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: