quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Produção de cerveja artesanal ganha impulso em Goiás

POR Jornal Somos | 27/02/2019
Produção de cerveja artesanal ganha impulso em Goiás

FAEG

G

Goiás possui o maior número de cervejarias artesanais do Centro-Oeste e é o sétimo estado do País em número de empreendimentos que produzem cerveja. O consumo do produto artesanal tem conquistado um público que busca produtos diferenciados, o que cresce juntamente com a oferta, a ponto de ser considerado um dos negócios com maior tendência de crescimento e com impacto que vai do campo à cidade. Conforme aumenta a produção, a necessidade de buscar matéria-prima local também cresce e esbarra na escassez.

 

“Esse mercado passa pela mudança de hábito do consumidor. Há busca por produto de maior qualidade”, explica o diretor presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Goiás (Acerva Goiana), Henrique Augusto Martins. Ele lembra que até as grandes indústrias de cerveja já se atentaram para isso. Oficialmente, segundo o Ministério de Agricultura, Goiás possui 25 cervejarias. Porém, o número pode ser bem maior, porque há as chamadas “ciganas”, que não possuem registro. Essas empresas são legalmente constituídas, mas não têm estrutura de produção própria. Realizam a produção em fábricas terceirizadas que estão registradas no ministério.

 

São quatro elementos básicos para fazer a cerveja: água, cereal (cevada ou trigo), lúpulo e fermento. A produção de malte é pequena no Brasil, o lúpulo é importado e precisa de condições específicas para ser produzido, mas já há iniciativas isoladas para atender essa base da bebida. Ao sair da indústria, para as cervejas encontrarem os consumidores o espaço tem se aberto cada vez mais. Há inclusive bar dedicado a produzir e vender cervejas artesanais, o que aproxima ainda mais o público de todo o processo. Mas isso também esbarra em adequações da legislação, pois para ser bar e indústria ao mesmo tempo é preciso de lei que autorize essa atividade tão diferente que o mercado apresenta.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: