quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Posse de armas cresce, mas número de furtos e perdas também

POR Jornal Somos | 24/09/2018
Posse de armas cresce, mas número de furtos e perdas também

Reprodução

D

De acordo com o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), a procura por armas de fogo vem aumentando nos últimos quatro anos. Enquanto há cinco anos o número de novas armas por dia eram 3, agora o número já chegou a 11, contabilizando 4.162 novos armamentos em 2017.

 

Toda essa demanda vem produzindo atrasos nos principais órgãos de registro de armas em Goiás. Acontecem filas na madrugada na porta da Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiânia, já que são realizados 30 atendimentos por dia.

 

A procura no prédio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados foi tanta, que teve o serviço suspenso por 45 dias,  para a realização dos processos abertos.

 

O número de procura condiz com o discurso político de alguns candidatos que associam a posse de armas com a segurança. Porém, enquanto aumenta o registro de armas no estado, também há o aumento de ocorrências de furto e perda do armamento.

 

Então assim, a maior posse de armas também facilita o acessos dos criminosos ao instrumento. Em 2016, quando houveram 5.503 registros de arma de fogo, ocorreram 206 perdas e 381 furtos. Em 2017, houveram 4.162 registros, 142 perdas e 342 ocorrências de furto do objeto.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: