sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Polícia Civil descobre jatos, Porsche e Ferrari do tráfico em GO

POR Jornal Somos | 09/08/2019
Polícia Civil descobre jatos, Porsche e Ferrari do tráfico em GO

Divulgação

P

Policiais civis do Grupo Antissequestro da Delegacia Estadual de Investigações Criminais de Goiás revelaram hoje, sexta feira (9), um esquema criminoso complexo pelo qual pilotos de aeronaves comerciais eram cooptados para o tráfico de drogas e lavagem de capitais. A Operação Icarus, como foi chamada, resultou na prisão de sete pessoas e na apreensão de jatos, carros de luxo, diversos artigos caros e cerca de R$ 571 mil em dinheiro, entre reais e dólares.

 

Após o desaparecimento do piloto Bruce Lee Carvalho dos Santos, ocorrido no fim do ano passado, quando pilotava um avião modelo Piper Sêneca (prefixo PT-VPH), a PC-GO iniciou as investigações, que duraram 6 meses. A aeronave seria de propriedade da organização criminosa, comandada por um holandês radicado no Brasil, segundo a polícia goiana.

 

Ainda de acordo com as autoridades policiais, há indícios de que o piloto tenha sofrido um acidente e caído em um lago na Bolívia, após bater em um fio de alta tensão, durante uma das viagens ilegais. Bruce Lee e a aeronave ainda não foram localizados.

 

ESQUEMA

De acordo com a apuração policial, o grupo contratava pilotos para voos com o propósito de buscar drogas em países vizinhos, principalmente  Colômbia e Peru, além da própria Bolívia.

 

A investigação descobriu também que os entorpecentes entravam no Brasil pelo Pará e seguiam para Goiás em um caminho já conhecido e batizado de "rota caipira" do tráfico pelos policiais.

 

Em solo brasileiro, a droga era armazenada e passava por um tratamento antes de ser liberada para a exportação. O destino era a Europa, especialmente países como: França, Holanda, Alemanha e Bélgica.

 

Os entorpecentes eram enviados em lotes de produtos como granito, mármore e gêneros alimentícios. As cargas menores eram transportadas por "mulas", pessoas pagas pelos traficantes para levar o material nas bagagens em voos regulares.

 

LUXO

Os integrantes da organização criminosos desfrutavam de uma vida luxuosa, moravam em condomínios fechados, circulavam em carrões, usavam relógios caríssimos e outros artigos de luxo.

 

Dois deles ostentaram a riqueza originada pelo tráfico de drogas durante uma viagem a Dubai, no Oriente Médio. Ambos posaram para fotos usando roupas típicas locais e ao lado de duas Ferrari.

 

Com os suspeitos detidos, os policiais apreenderam dois jatos (modelos Dassault Falcon e Cessna Citation), um helicóptero (Eurocopter EC 130) — uma das aeronaves foi localizada em Sorocaba (SP), 11 veículos e uma moto aquática, além de oito relógios Rolex e outros cinco da marca Hublot.

 

No total, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão. As prisões ocorreram em Goiânia, Santana do Parnaíba (SP) e São Félix do Xingu (PA). Um suspeito está foragido.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: