quinta-feira, 25 de abril de 2024

Plasma de recuperados da Covid-19 será utilizado em pesquisa pelo Hemocentro de Goiás

POR Ana Carolina Morais | 23/06/2020
Plasma de recuperados da Covid-19 será utilizado em pesquisa pelo Hemocentro de Goiás

Reprodução / Hemopa

O

O plasma de pacientes que foram infectados com a Covid-19 e se recuperaram será coletado, em breve, para a realização de um estudo pelo Hemocentro de Goiás. Segundo a diretora médica da Hemorrede Pública de Goiás, Alexandra Vilela Gonçalves, o intuito é comprovar que a utilização do plasma é eficaz na melhora dos pacientes.

 

 

A iniciativa contará com a atuação de 12 profissionais não somente da saúde, mas também de outras áreas. O material será coletado em 100 pessoas recuperadas e, posteriormente, utilizado para o desenvolvimento de anticorpos contra o novo vírus.

 

 

A diretora do projeto explica que o plasma é a parte do sangue onde ficam as proteínas, e que “o anticorpo é um tipo de proteína”. Junto à Alexandra na liderança da pesquisa está também Maria do Rosário Ferraz Robert, hematologista do Hemocrentro Coordenador e Marcelo Rabahi, pneumologista e coordenador de Ensino e Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), que é a organização social responsável pela administração do Hemocentro.

 

 

“Esse tipo de pesquisa já foi feita com a H1N1 e teve resultados positivos. Mas não sabemos se terá a mesma eficácia, por isso é considerada uma terapia experimental (...) Nos hemocentros do país inteiro se mobilizaram para aplicação. Praticamente todos já se organizaram para isso”, informa a médica.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: