quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Placas Mercosul começarão a ser implementadas em Goiás este mês

POR Jornal Somos | 10/01/2020
Placas Mercosul começarão a ser implementadas em Goiás este mês

Mauro Akin Nassor / Arquivo CORREIO

O

O novo modelo de placas veiculares, que segue o padrão Mercosul, começará a ser implementado ainda este mês, segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Com a promessa de trazer mais segurança para motoristas e órgãos de trânsito, a nova placa deverá ser adotada pelos brasileiros a partir do dia 31 de janeiro.

 

A exigência do modelo Mercosul é para as situações de primeiro emplacamento, substituição de placa devido mudança de categoria, furto, roubo, extravio ou dano, mudança de estado ou município ou ainda quando existir necessidade de instalação da segunda placa traseira.

 

Os veículos que ainda possuem placas cinzas podem circular normalmente, uma vez que a substituição não é obrigatória, apenas para os casos citados acima. Se ainda assim o proprietário quiser optar pelo novo modelo, basta procurar estampadores credenciados pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e Detran.

 

Para Isac Silva de Souza, diretor técnico do Detran-GO, “além de maior segurança, o novo modelo virá com maior quantidade de letras, possibilitando mais combinações. As placas ainda terão um código QR-Code que permitirá, através do sistema do Denatran, obter todas as informações do veículo e motorista”.

 

O valor máximo que poderá ser cobrado pelo novo emplacamento no estado de Goiás será de R$ 120. Segundo Isac, este preço “está dentro da média nacional.

 

 

Características

A placa Mercosul é revestida de uma película branca retrorrefletiva, com uma faixa azul na margem superior e possui o logotipo do Mercosul ao lado esquerdo e a bandeira nacional, com a inscrição “Brasil”, ao lado direito. Além disso, a identificação é feita por sete caracteres alfanuméricos em alto relevo, na sequência LLL NLNN (L para letras e N para números).

 

Quanto as cores, elas variam de acordo com o tipo do veículo. Se particular, a placa terá suas inscrições em preto. Os automóveis comerciais, de aluguel ou autoescola, possuem o emplacamento em vermelho. A cor verde ficou para o veículo especial e o cinza para o colecionador. Por fim, os veículos oficiais terão o emplacamento azul e os diplomáticos serão inscritos em laranja.  

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: