quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

PIB de Goiás cresce acima da média nacional no primeiro trimestre

POR Jornal Somos | 24/06/2019
PIB de Goiás cresce acima da média nacional no primeiro trimestre
U

Um levantamento feito pelo Instituto Mauro Borges (IMB), da Secretaria de Economia, aponta que a economia goiana cresceu acima da média nacional no primeiro trimestre de 2019. O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás apresentou crescimento de 1,3%, diante de 0,5% no Brasil, em comparação com o mesmo período de 2018.

 

O Estado teve aumento de produção nos setores da agropecuária, 1,1%, na indústria, 1,4%, e no de serviço, 1,2%, nos três primeiros meses do ano. O desempenho se diferenciou do nacional. Os dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que, na mesma data, somente o setor de serviços apresentou variação positiva no Brasil, 1,2%. A indústria e a agropecuária brasileira tiveram queda de -1,1 e -0,1, respectivamente.

 

De acordo com o responsável pelo estudo, o economista Rafael dos Reis Costa, o resultado mostra um bom início de ano para Goiás, visto que no primeiro trimestre de 2018 a situação era oposta, quando o indicador de produção apontava retração.

 

O setor de serviços, que tem participação de 65,1% do PIB goiano, registrou crescimento em relação ao ano anterior. Destacaram-se a produção de tecidos, vestuário e calçados (28,6%); o comércio de veículos, motocicletas, partes e peças (10,8%); e outros artigos de uso pessoal e doméstico (27,1%). O crescimento da indústria de transformação, ancorado na fabricação de produtos alimentícios (4,0%) e na produção de coque (30,4%), que são produtos derivados de petróleo e biocombustíveis, também ajudaram na elevação do indicador.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: