terça-feira, 16 de abril de 2024

Goiás

Orgãos promovem ações de saúde em todo o Estado no Dia Internacional da Mulher

POR Jornal Somos | 07/03/2019
Orgãos promovem ações de saúde em todo o Estado no Dia Internacional da Mulher

HEMOCENTRO

E

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na sexta-feira (8) o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -  Senar Goiás se prepara para realizar ação com foco na prevenção do câncer do colo do útero, em Posselândia, a partir das 08h, com médico ginecologista, na Unidade Básica de Saúde Francisco Lourenço Alves.

 

A entrega de senhas será realizada até às 12h e a mulher que comparecer ao local de atendimento fará exames citopatológico, ultrassonografia, teste rápido HIV/Sífilis e de glicemia.

O atendimento ao público específico é gratuito e conta também com palestras de conscientização do cuidado com a saúde, elevação da autoestima da população através de serviços e atividades socioculturais, contribuindo com a melhoria do estado de saúde da população rural.

 

Para as servidoras da Secretaria Estadual de Saúde, haverá um encontro em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8), a partir das 8h, no Espaço Recreativo da ABC. Na oportunidade, haverá apresentação cultural com a banda do Basileu França, palestras e a oferta de serviços do Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), como auriculoterapia, reike e círculo de dança, além de feira com praça de alimentação, exposição de produtos e sorteios de brindes.

 

Doação de sangue

Em Goiás, apesar das mulheres serem maioria da população, em 2018 elas realizaram cerca de 5 mil doações de sangue a menos que os homens. Diante desse número, o Hemocentro Coordenador do Estado de Goiás, em celebração ao mês da mulher, lança a Campanha ‘Empoderamento da mulher também se constrói com solidariedade’, que incentiva as mulheres a doarem sangue.

 

Na programação de ações itinerantes, a unidade móvel estará na sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, no Estacionamento do Mega Moda Park, em Goiânia, recebendo doadores das 8h às 16h.

 

“Acreditamos ser muito importante essa parceria Mega Moda – Hemocentro, lembrando que nosso grande público é composto por mulheres e, assim, aumentarmos o número de mulheres doadoras”, avalia. Já na segunda-feira, 11, a unidade estará no Tribunal de Justiça de Goiás, em evento conjunto com a instituição, que oferecerá diversos serviços, como aferição de pressão arterial e testes rápidos de glicemia.

 

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso, ainda, pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: