quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Mulher descobre ter sido dada como morta ao tentar renovar CNH

POR Jornal Somos | 30/01/2020
Mulher descobre ter sido dada como morta ao tentar renovar CNH

Cremilda de Andrade/Arquivo pessoal

A

Ao tentar buscar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovada, em Goianésia, região central de Goiás, a professora Cremilda de Andrade, de 50 anos, foi surpreendida ao consultar o site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e ver que constava como “morta” no sistema.

 

Em nota, o Detran informou que o cartório de Goianésia “registrou o óbito da cidadã Cremilda de Andrade” e que para continuar o processo de renovação da CNH “é necessário que o CPF seja ativado pela Receita Federal”. Leia nota na íntegra.

 

A mulher conta que tudo começou após solicitar a renovação da CNH em outubro do ano passado.

“Solicitei a renovação, fiz os exames, paguei, e me falaram para procurar o Vapt Vupt com 15 dias. Depois disso fui buscar minha carteira, mas não tinha chegado. Pensei que era só um atraso, esperei mais uns dias e nada, até que descobri pelo site que eu constava como morta”, conta.

 

Para tentar resolver a situação e receber a CNH, Cremilda diz que seguiu o protocolo orientado por uma funcionária do Detran.

 

“Ela me orientou a ir ao cartório da cidade pegar uma declaração comprovando uma prova de vida, fazer reconhecimento de firma, pegar uma ficha cadastral na Receita Federal, preencher todos os documentos pessoais e protocolar”, diz.

 

A mulher ainda disse que mesmo após realizar todo o procedimento seu problema não foi resolvido. Após alguns dias quando voltou a olhar o site, estava constando que a mesma não era brasileira.

 

Desde então, Cremilda já entrou em contato com o Detran diversas vezes por telefone. De acordo com ela, uma funcionária informou que o problema seria solucionado até a última segunda-feira (27), A motorista, no entanto, diz que nada foi resolvido até o momento.

 

“Agora consta que eu tenho pendências com o Detran. Estou com a CNH vencida desde outubro do ano passado, preciso da minha carteira de motorista, tenho que trabalhar, levar meus filhos na escola, não sei mais o que fazer”, afirma.

 

Nota do Detran:

“Desde 2015 cartórios informam óbito para Receita Federal e Secretaria de Segurança Pública. O Cartório de Registro Civil das Pessoas naturais de Goianésia registrou no dia 01/02/2008, o óbito da cidadã Cremilda de Andrade. Para dar prosseguimento no processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é necessário que o CPF seja ativado pela Receita Federal. O Cartório que realizou o registro de óbito deve notificar o erro a Receita Federal, e posteriormente informar ao Detran-GO”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: