sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

MPF de Goiás quer garantir tratamento adequado para autistas

POR Jornal Somos | 16/07/2019
MPF de Goiás quer garantir tratamento adequado para autistas
O

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás entrou com uma ação civil pública pedindo uma liminar contra a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para que pessoas com autismo tenham direito garantido de tratamento para o transtorno.

 

Na ação, o MPF pede que a ANS defina, em caráter de urgência, os protocolos clínicos específicos para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Segundo o MPF, a falta dessa definição por parte da ANS é usada por planos de saúde como justificativa para negar as terapias prescritas por médicos para pacientes autistas. Se a Justiça conceder o pedido do órgão, a decisão terá efeito em todo o Brasil.

 

De acordo com apuração do MPF, os médicos prescrevem a pacientes autistas várias terapias, que são, muitas vezes, negadas pelos planos por causa dessa omissão da ANS. Entre elas estão: psicoterapias baseadas na Análise do Comportamento Aplicada, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, entre outras.

 

Na ação, o MPF pede que, com liminar, seja determinada à ANS que, no prazo de 15 dias, dê ampla divulgação em seu site para conhecimento público e oficie todas as operadoras de planos privados de saúde sobre a decisão.

 

O documento pede que a ANS altere a Resolução n° 428/2017, no prazo de até 180 dias, especificando protocolos clínicos para o tratamento dos autistas usuários dos planos de saúde.

 

No mesmo prazo, a ação pede ainda que seja aplicada, para o caso de descumprimento dessas obrigações, uma multa diária de R$ 10 mil, a ser revertida para o Fundo de Direitos Difusos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: