sexta-feira, 26 de abril de 2024

MP realiza ciclo de palestras sobre prevenção e repressão à violência nos estádios

POR Jornal Somos | 22/05/2019
MP realiza ciclo de palestras sobre prevenção e repressão à violência nos estádios
I

Integrantes do Ministério Público de Goiás participaram ontem (20/5) do Ciclo Mensal de Palestras, promovido pelo Instituto Goiano de Direito Desportivo (IGoDD), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com o tema Prevenção e Repressão à Violência nos Estádios de Futebol. O promotor de Justiça Diego Osório da Silva Cordeiro, coordenador do Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos do Futebol (GFUT) do MP-GO, falou sobre o Ato nº 22/2015, da Procuradoria-Geral de Justiça, que criou o grupo, assim como suas atribuições.

 

O promotor apresentou ainda estatísticas de violência e ações que vêm sendo adotadas, como, por exemplo, a torcida única nos jogos entre os clubes Atlético Clube Goianiense, Goiás Esporte Clube e Vila Nova Futebol Clube. Em sua fala, ele apontou como principais metas para o biênio 2019/2010 que são exigir que as torcidas organizadas mantenham um cadastro atualizado de seus membros, bem como aplique sanções àqueles que descumprem os seus estatutos e pratiquem atos de violência, estabelecer melhorias nas infraestruturas dos estádios, a fim de que haja setorização de torcidas organizadas e um controle mais efetivo da entrada de torcedores, articular pela designação de uma delegacia que concentre todas as investigações envolvendo violência em estádios e associada a torcidas organizadas, buscar uma maior interação entre os diversos atores envolvidos na prevenção da violência no futebol e articular pela regulamentação da Lei Estadual nº 20.396/2019, que  obriga a utilização de sistema de identificação biométrica nos estádios com capacidade superior a 10 mil pessoas.

 

Foram também palestrantes no evento o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol em Goiás, Márcio Flamarion; o tenente Ricardo Junqueira, do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe); o presidente do Conselho Deliberativo do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo, e a especialista em Direito Desportivo e Gestora de Futebol Laís Ohana. Atuaram como mediadores na palestra o secretário do Tribunal de Justiça Desportiva, Adalberto Grecco, e o presidente do IGoDD, Paulo Henrique Pinheiro.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: