sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

MP-GO aciona a ONU por superlotação na CPP em Aparecida de Goiânia

POR Jornal Somos | 08/08/2019
MP-GO aciona a ONU por superlotação na CPP em Aparecida de Goiânia

G1

O

O promotor de Justiça Marcelo Celestino acionou ontem (8) a Organização das Nações Unidas (ONU) para denunciar uma "violação de direitos humanos" decorrente da superlotação na Casa de Prisão Provisória (CPP), no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital.

 

O documento foi expedido em meio a uma batalha judicial sobre o tema. Inicialmente, o Ministério Público havia conseguido junto à Justiça a proibição da entrada de novos presos na unidade, justamente por, segundo apurou, comportar mais que o dobro da capacidade de presos. Entretanto, o Governo de Goiás, responsável pela cadeia, entrou com recurso e conseguiu reverter a decisão, que libera o ingresso de detidos no local.

 

No documento, Celestino destaca que a CPP consegue suportar, no máximo, 1.463 presos, mas possui, atualmente, 3.019. Ele cita tal situação como principal motivo para ocorrência de rebeliões, como ocorrida em janeiro de 2018, que deixou nove mortos. O promotor afirma que, mesmo após a realização de várias reuniões para tentar equacionar o problema, o estado "nunca tomou qualquer tipo de providência" para respeitar os acordos.

 

O membro do MP também enviou ofícios - com o mesmo teor - para o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também preside o Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enquanto presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), relatando os problemas de superlotação da CPP.

 

Ele ressaltou ainda que, se nenhuma ação for tomada, "os resultados poderão ser irreparáveis".

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: