sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Ministra da Agricultura se compromete com produtores pela recuperação do Cerrado

POR Jornal Somos | 04/04/2019
Ministra da Agricultura se compromete com produtores pela recuperação do Cerrado
O

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, afirmou que o Projeto Paisagens Rurais marca “um novo momento de valorização e priorização das ações de Assistência Técnica” no País.

 

“Esse projeto significa aproximação com o governo alemão e continuidade da parceria com o Banco Mundial. Além disso, mostra que a assistência técnica está na pauta do governo e tem o apoio do Ministério da Agricultura”, afirmou durante a reunião na terça (2) com as Administrações Regionais dos Estados que participarão do projeto.

 

O Senar vai promover assistência técnica e capacitação para quatro mil produtores rurais desses estados com foco na recuperação ambiental e produtiva do bioma Cerrado. Com apoio do Banco Mundial, o projeto é coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro e pelo Ministério da Agricultura e tem como parceiros a Agência de Cooperação Técnica Alemã - GIZ, o Senar, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e a Embrapa.

 

Matheus Ferreira, diretor da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, explicou que a novidade do Paisagens Rurais é o componente ambiental. O projeto prevê o auxílio ao produtor na elaboração do Projeto de Recomposição de Áreas Degradadas e/ou Alteradas (PRAD), previsto no Programa de Regularização Ambiental (PRA).

 

“O produtor tem obrigação em lei de recompor essas áreas e o Senar vem com conhecimento técnico orientá-lo desde a realização até a execução do projeto de recuperação. Para nós será um auxílio muito grande nas ações de assistência técnica esse componente de sustentabilidade e recuperação de áreas de preservação,” destacou o superintendente do Senar Mato Grosso do Sul, Lucas Galvan.

 

Na quarta (3) houve o lançamento oficial do Paisagens Rurais na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília, com a presença de integrantes do governo, como a Ministra Tereza Cristina, e das instituições parceiras.

 

“Fazer uma classe média rural é importantíssimo, mas só vamos fazer isso com parcerias bem sucedidas, com entendimento entre todos os elos dessa cadeia", afirmou Tereza Cristina. A proposta da ministra é facilitar o acesso desses produtores a um sistema produtivo, de geração de renda, possibilitando o acesso aos mercados e também trazendo a segurança da produção dos alimentos.

 

Durante a cerimônia, ela ainda reforçou a importância da harmonia entre a agricultura e o meio ambiente para que haja alta produtividade e também conservação do ecossistema e dos biomas naturais. “O meio ambiente para ser bem sucedido, para ser preservado, precisa da agricultura consciente que trabalha em prol do desenvolvimento sustentável. Temos que preservar, cuidar da nossa água, do nosso solo e dar condições para que o nosso produtor possa fazer isso".

 

O Projeto Paisagens Rurais vai capacitar e prestar Assistência Técnica e Gerencial a quatro mil produtores rurais de oito estados mais o Distrito Federal, com foco na recuperação ambiental produtiva do Bioma Cerrado e na geração de renda. O projeto tem como parceiros a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Banco Mundial, entre outros.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: