sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Medidas de prevenção contra coronavírus são adotadas em penitenciárias de Goiás

POR | 11/03/2020
Medidas de prevenção contra coronavírus são adotadas em penitenciárias de Goiás

Reprodução

N

Na última terça-feira (10), a Secretaria de Saúde confirmou o 34º caso de coronavírus no Brasil. Com isso, medidas preventivas vêm sendo tomadas para conter possível surto da doença. Em Goiás, as penitenciárias já estão adotando medidas para lidar com casos do Covid-19, caso ocorram.

 

De acordo com o Superintendente de Atenção à Saúde de Aparecida de Goiânia, Gustavo Assunção, caso seja necessário realizar o isolamento de algum reeducando, será feito nas enfermarias. Ele também se lembrou de um caso considerado suspeito, em que o paciente ficou em quarentena na enfermaria, no entanto o exame deu negativo e o mesmo foi liberado.

 

 Foi informado pela Gerência de Assistência Biopsicossocial da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), que ações preventivas são realizadas conforme o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde. “Nesse sentido, estão sendo realizados diariamente a triagem inicial dos custodiados para identificação de possíveis sinais de alertas; acionamento da vigilância epidemiológica mesmo para os casos que não aparentam sintomas, mas que estejam em locais considerados zonas de risco; isolamentos precoces; e comunicação com o  Laboratório Central do Estado de Goiás (Lacen). Além disso, está sendo feita a distribuição de equipamentos de proteção como, por exemplo, máscaras cirúrgicas descartáveis”.

 

Ainda segundo a Gerência, estão disponíveis equipes multiprofissionais especializadas para acompanhamento necessário à população carcerária 24 horas por dia. O departamento ainda acrescenta que o protocolo aplicado para a doença foi divulgado entre as equipes de enfermagem que atendem em unidades prisionais do Estado, bem como o plano de ação municipal.

 

Em uma situação hipotética de suspeita da doença, a DGAP reitera que a Secretaria de Estado da Saúde é acionada para que as providências necessárias sejam tomadas.

 

As informações são do Mais Goiás.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: