sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Mais de mil nascentes são recuperadas com a ajuda dos produtores rurais em Goiás

POR Jornal Somos | 12/12/2018
Mais de mil nascentes são recuperadas com a ajuda dos produtores rurais em Goiás
N

No Cerrado um projeto tem ajudado a preservar as nascentes. Ao todo, 1.037 fontes de água foram recuperadas em todo o território goiano entre os anos de 2015 e 2017 pelo Programa Proteção de Nascentes, desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), em parceria com os produtores rurais goianos.

 

Esse trabalho continua e, este ano, mais de mil pessoas foram capacitadas nos 82 treinamentos realizados por meio do programa. O produtor de leite, Thiago de Faria Porto, de 36 anos, foi um dos participantes em Sanclerlândia (GO), cidade a pouco mais de 150 quilômetros de Goiânia (GO). A iniciativa veio da possibilidade da falta de abastecimento. “Temos uma associação de produtores de leite e estamos apreensivos com a situação. As propriedades são todas muito próximas e todos percebemos que a água na nossa região tem diminuído de forma assustadora nos últimos anos. Queremos mudar antes que seja tarde”, afirma.

 

Dentro da propriedade de Thiago existe uma nascente que, segundo ele, está “bem degradada”. O produtor de leite afirma que herdou a terra do avô, que não se preocupava com o recurso natural. “Foi um processo que levou muito tempo. Meu avô comprou essas terras há 50 anos e de lá para cá ocorreu esse processo de degradação. Estamos agora buscando corrigir os erros do passado”, diz.

 

O gestor do Departamento técnico do Senar Goiás, Marcelo Lessa conta que todas as nascentes recuperadas são registradas e recebem uma placa institucional. Há a demarcação do local, é colocada a placa do programa com suas respectivas coordenadas geográficas, com objetivo de registrá-la no banco de dados e poder acompanhar a evolução. O Sistema também realiza o programa de Recuperação de Mata Ciliar e Áreas Degradadas. Por ele já passaram 416 pessoas em 32 treinamentos realizados em todo o Estado.

 

E para levar essa informação é que o Sistema tem desenvolvido uma série de ações para o campo. A Faeg e o Senar Goiás têm desenvolvido ações como treinamentos, cursos de qualificação e até mesmo assistência técnica, como por exemplo, o fomento da Agricultura de Baixo de Carbono - Programa ABC - que busca incentivar a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Dentro do projeto os produtores rurais goianos, de qualquer cadeia produtiva, são assessorados por técnicos. Mais de 300 produtores foram assistidos pelo projeto.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: