sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Hospital das Clínicas de Jataí pode passar a ser administrado pelo Estado

POR Jornal Somos | 11/07/2019
Hospital das Clínicas de Jataí pode passar a ser administrado pelo Estado
N

Na semana passada, logo após a solenidade de inauguração do Centro Oncológico Dr. Paulo Prata, ala do Hospital Padre Tiago, no Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, houve um encontro de autoridades para discutir a situação do hospital.  

 

A promotora Lucinéia Matos ponderou que o Hospital Dr. Serafim de Carvalho enfrenta graves dificuldades, como falta de medicamentos, insumos e material de consumo. Ela destacou a importância da unidade para a Região Sudoeste e tratou sobre o projeto de regionalização desenvolvido pelo Estado de Goiás.

 

Durante a reunião foi pontuado também que a implantação de mais um serviço no município (o Centro Oncológico), impacta o hospital municipal, na medida em que o hospital não possui estrutura suficiente.

 

Lucinéia Matos falou também sobre a ampliação dos serviços de saúde que não tinham a garantia de recursos para custeio. Ela solicitou que o Poder Executivo estadual avaliasse a possibilidade de estadualizar o Hospital das Clínicas. Na ocasião, o prefeito Vinícius Luiz endossou o pedido.

 

O governador Ronaldo Caiado reconheceu a necessidade de corrigir as desigualdades regionais, destacando a situação das Regiões Norte e Nordeste do Estado, que são “extremamente carentes de serviços de saúde”. Ele finalizou dizendo que o Estado, sozinho, não pode ser solução para todas as demandas de saúde dos municípios, mas que é possível criar saídas a partir da união de todos os setores públicos.

 

O secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, reconheceu a importância do hospital municipal, pelo seu porte e localização, como estratégico para o projeto de regionalização e propôs deslocar uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás para a realização de diagnóstico da unidade, com um primeiro passo para a futura estadualização.

 

Emergencialmente o secretário propôs emprestar ao município medicamentos, insumos e material de consumo para manter o regular funcionamento do hospital, até que a dificuldade com fornecedores seja sanada, com a renegociação das dívidas.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: