quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Governo Estadual promove as Cavalhadas 2019

POR Jornal Somos | 01/06/2019
Governo Estadual promove as Cavalhadas 2019
R

Realizadas em Goiás há mais de 200 anos, as Cavalhadas estão entre as festas mais tradicionais do calendário goiano. Somando cultura, turismo e religiosidade, os eventos serão iniciados em junho e seguirão até setembro. Conforme o roteiro, participam das festividades os municípios de Pirenópolis, Santa Cruz de Goiás, Palmeiras de Goiás, Posse, Jaraguá, Crixás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Corumbá de Goiás e Pilar de Goiás.

 

“Nossa cultura é muito forte no interior de Goiás. São os municípios do interior que mantêm vivas as nossas tradições e tornam nossa cultura cada vez mais linda e respeitada no cenário nacional”, afirmou o governador Ronaldo Caiado ao lançar as Cavalhadas de Goiás 2019, no Palácio das Esmeraldas. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira, dia 29, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo).

 

Durante discurso, o representante dos cavaleiros, José Roberto de Sousa, ressaltou o valor da tradição para a história de Goiás. “O nome Ronaldo Caiado é cultura, é tradição, é luta, é garra em defesa da nossa goianidade, de nossa brasilidade e aqui estamos, governador. O cavaleiro de Cavalhada é um símbolo goiano, símbolo de luta, de abnegação, de garra, de defesa de nossos valores”, disse.

 

O secretário de Cultura, Edival Lourenço, elogiou o carinho do governador com as festas tradicionais de Goiás. “Sem perder o foco dos trabalhos culturais que criam símbolos contemporâneos, o governador não quer perder o foco dos símbolos tradicionais, aquela cultura que vem de nossos ancestrais. Então, hoje é um sinal de que o governo valoriza a cultura popular sem desprezar as culturas contemporâneas”.

 

Para a realização das Cavalhadas nos 11 municípios goianos, o Governo de Goiás disponibilizará às Prefeituras apoio estrutural. Nós vamos cumprir, é em relação à infraestrutura, em termos de palanque, de som, banheiro químico e a segurança pública”, informou Ronaldo Caiado.

 

Em relação ao turismo, o Estado também auxiliará as cidades para que recebam ainda melhor os turistas. “Mantenho o compromisso da Goiás Turismo de fazer um projeto de divulgação das Cavalhadas para as pessoas saírem de seus estados e municípios, para participar das festas, dormirem nas cidades, comerem em seus restaurantes, gerarem empregos, porque esse é o maior objetivo do turismo, buscar o lado social”, disse o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

 

 

Cronograma

  • Santa Cruz de Goiás: 08 e 09 de junho
  • Palmeiras de Goiás: 08 e 09 de junho
  • Posse: 08 e 09 de junho
  • Jaraguá: 09 e 10 de junho
  • Pirenópolis: 09, 10 e 11 de junho
  • Hidrolina: 15 e 16 de junho
  • São Francisco de Goiás: 15 e 16 de junho
  • Crixás: 29 e 30 de junho
  • Santa Terezinha de Goiás: 20 e 21 de julho
  • Corumbá de Goiás: 06, 07 e 08 de setembro
  • Pilar de Goiás: 07 e 08 de setembro
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: