domingo, 28 de abril de 2024

Goiás

Governo de Goiás receberá ajuda técnica da Federação e planeja pagamentos

POR Jornal Somos | 10/01/2019
Governo de Goiás receberá ajuda técnica da Federação e planeja pagamentos

Tribuna do Planalto

O

O Ministério da Economia enviará uma equipe de técnicos do governo federal para avaliar as contas de Goiás. O Estado vive uma crise fiscal e faltam recursos para cumprir a folha de pagamento. Segundo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), as análises começam na próxima segunda feira (14). O acerto foi feito em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, ontem (09).

 

 

De acordo com entrevista a Gerson Santos, o ministro se sensibilizou com a situação do Estado e disse que vai ajudar Caiado a tirar Goiás da dificuldade financeira em que se encontra. O governador ainda explicou que a equipe técnica que será enviada pelo ministro fará mapeamento e um diagnóstico da situação fiscal de Goiás.

 


Por conta da inadimplência, o Estado foi rebaixado para o último nível junto ao Tesouro Nacional, o que impossibilidade o pedido de empréstimos junto ao governo federal. “Vai toda a equipe da área da Economia, do Orçamento e também do Tesouro. Ele [Paulo Guedes] está enviando sua assessoria direta para levantar os dados e ter 1 diagnóstico correto da situação fiscal do Estado”, afirmou Caiado, após a reunião.

 

 


Por conta dos problemas fiscais, o Estado não cumpriu a folha de pagamento de dezembro. Apesar do atraso, Caiado afirmou que efetuará o pagamento dos servidores referentes a janeiro até o dia 28 deste mês.

 

 

Sem empréstimo

De acordo com a Secretária da Fazenda, Cristiane Schmidt, o governo federal não faz empréstimos para que os governos estaduais realizem o pagamento da folha de servidores. Esta foi a resposta obtida pela secretária após reunião com a equipe do Tesouro Nacional e é uma prerrogativa prevista em lei. Em busca de encontrar outra solução para a situação de Goiás, Cristiane foi à Brasília se reunir com o Ministro da Economia, Paulo Guedes.

 

 

Cristiane aponta que os salários só poderão ser pagos através de parcelamento. O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público do Estado de Goiás reafirmou que não aceita a proposta do parcelamento e aguarda outra solução. Os servidores também esperam o pagamento da folha de dezembro antes da de janeiro.

 

 

Segundo o governador, a reunião consistirá em um mapeamento e um diagnóstico da situação fiscal do estado. Durante uma live pelo Facebook na última terça-feira (8), Ronaldo Caiado afirmou que Goiás foi saqueado. Segundo o governador, mesmo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o governo anterior deixou um rombo nas contas públicas de R$ 3,4 bilhões e apenas R$ 11 milhões no cofre do Tesouro Estadual.  Dinheiro que não é suficiente para arcar com folha de pagamento de servidores públicos de dezembro, que não foi empenhada paga pagamento pela gestão anterior.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: