quinta-feira, 28 de março de 2024

Governo de Goiás poderá decretar novo fechamento se isolamento atingir a faixa de 30%

POR Ana Carolina Morais | 30/04/2020
Governo de Goiás poderá decretar novo fechamento se isolamento atingir a faixa de 30%

Reprodução / TNH1

O

O estado de Goiás registrou uma queda substancial nos índices de isolamento social. Diferentemente do índice de 59% conquistado nos primeiros 15 dias da quarentena, nesta semana o quantitativo ficou pouco acima de 40%. O resultado do relaxamento das medidas de distanciamento é monitorado diariamente e em tempo real pelo governo. Com a percepção dos números, Ronaldo Caiado (DEM) recuará no decreto caso o Estado atinja a faixa de 30% no afastamento.

 

 

O índice de isolamento social é elaborado a partir dos dados coletados sobre transporte público, o consumo de energia elétrica em domicílios, fluxo de veículos, emissão de notas fiscais, pontos comerciais e até mesmo sinal de celulares.

 

 

O Secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima, responsável pelo monitoramento e compilação destas informações, destaca a preocupação quanto ao isolamento social depois que a reabertura de comércios e a retomada de atividades foi permitida pela flexibilização do decreto.

 

 

Após a retomada gradual das atividades econômicas, Goiás registrou 39% de isolamento – pior índica desde o início da pandemia. Um alerta se acende com esta queda drástica e, por isso, Caiado até ameaçou um retorno ao fechamento total. “Quando se fala em flexibilizar a pessoa acha que o que estava fechado, passa a funcionar normal. Não é isso. Funciona dentro de determinadas regras. Se as regras forem respeitadas nenhum caso iria aumentar, porque há elementos que dá total segurança quanto a não transmissão do vírus”, conta o Secretário.

 

 

Segundo Adriano Rocha, indicativos de distanciamento social abaixo de 40% é o mesmo quantitativo existente antes do vírus, sendo assim, não apresenta nenhuma segurança à população ou desempenho contra a doença. “A gente acompanha diariamente. Precisamos saber que esse isolamento deve levar algum nível de segurança para a população”, afirmou.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: