quinta-feira, 18 de abril de 2024

Goiás

Governo de Goiás lança Sistema WebOutorga

POR Jornal Somos | 16/10/2019
Governo de Goiás lança Sistema WebOutorga

Fredox Carvalho

&

 

Nesta terça-feira (15), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), lançou o Sistema WebOutorga. O evento ocorreu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), acompanhado de um treinamento para esclarecer as dúvidas dos usuários.

 

 Essa proposta de desburocratizar a emissão de licenças de captação e uso de água no Estado é uma das bandeiras da Faeg, esta que sempre apoiou a iniciativa e tem orgulho em participar do lançamento da plataforma que tornará o processo de análise mais rápido e dinâmico, acabando com o passivo de mais de 4 mil pedidos de outorgas e tempo de espera para liberação, que chega a 3 anos.

 

O vice-presidente Institucional da Faeg, Eduardo Veras, destacou na abertura, que a demora na resposta do Estado quanto às solicitações acarretam prejuízos aos produtores rurais, pois sem o documento, os financiamentos são inviabilizados e os empreendedores deixam de investir no estado. “O sistema é novo, todos precisaram se adaptar ao novo modelo, mas acreditamos que juntos iremos vencer qualquer obstáculo e ter um estado mais forte e competitivo, que se tornará referência no contexto nacional”, conclui Veras.

 

De acordo com a secretária Andréa Vulcanis, O Sistema WebOutorga é o primeiro passo da Semad para alcanças a completa informatização dos processos ambientais em Goiás.

"Com o Sistema WebOutorga, a Semad dá um grande passo para a redução do passivo de processos administrativos encontrados pela nossa gestão em janeiro", destaca.

 

O Sistema WebOutorga está em fase de teste desde o último dia 1º. Os usuários podem acessar o site da Semad e baixar o manual.

 

Os pedidos de outorga, a partir de agora, poderão ser feitos 100% pela internet, o que oferece comodidade aos usuários de recursos hídricos. "Antes, os produtores precisavam vir pessoalmente a Goiânia solicitar a outorga, um deslocamento desnecessário e, na maioria das vezes, oneroso", lembra Andréa Vulcanis.

 

 "A administração pública deve ser um facilitador para o cidadão, e não um obstáculo a mais para se produzir", diz. "Meio ambiente e setor econômico devem caminhar lado a lado em busca do equilíbrio e do desenvolvimento sustentável", aponta a secretária.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: