sexta-feira, 26 de abril de 2024

Governador e prefeitos debatem medidas contra coronavírus em reunião transmitida por live

POR Ana Carolina Morais | 19/05/2020
Governador e prefeitos debatem medidas contra coronavírus em reunião transmitida por live

Jornal Somos

O

O governador Ronaldo Caiado (DEM) se reuniu ontem, segunda-feira (18), por videoconferência com os prefeitos das 32 cidades com maior número de casos de Covid-19, para debaterem medidas de contenção à doença após os chefes dos executivos municipais recusarem, anteriormente, a proposta de retorno ao isolamento social feita pelo governo estadual. A reunião foi transmitida inteiramente em live nas redes sociais oficiais do Estado.

 

 

A palavra foi passada aos prefeitos em ordem alfabética após o pronunciamento de Caiado, que solicitou ideias compatíveis a realidade que está sendo vivenciada pela pandemia. “Não adianta falar em máscara e distanciamento e abrir bar e boate (...) responsabilidade não só do governador, mas de todas as autoridades municipais e estadual”, afirmou.

 

 

Rio Verde

 

O prefeito de Rio Verde, Dr. Paulo do Vale (DEM), relatou que o município já estava se preparando para o atual cenário desde o fim do mês de janeiro, ao acompanhar as ocorrências internacionais. Como medidas efetuadas pela cidade, Dr. Paulo citou o HCamp – Hospital de Campanha rio-verdense com cem leitos que foi construído em 7 dias a partir de verbas municipais.

 

 

Em defesa a flexibilização aplicada na cidade, o prefeito explicou que a mesma foi realizada de forma segura, lembrando que existem 27 casos positivos e 2 óbitos. “A curva foi achatada. Dia 20 [de abril] saiu o decreto e só flexibilizamos no dia 27”. A sugestão apresentada pelo político é o reforço de barreiras sanitárias nas fronteiras devido a posição central do estado de Goiás. “Ainda teremos muitos vírus de outras regiões”, finalizou.

 

 

Jataí

 

O chefe do executivo municipal de Jataí, Vinícius Luz (Progressistas), afirmou que boates, bares e shoppings estão fechados na cidade, porém os demais locais de comércio permanecem em funcionamento. Ele defendeu a atual flexibilização jataiense, apresentando a sugestão de que cada localidade seja avaliada de forma periódica e regional. “Mas vamos ficar fechados mais uns dias [bares, academias, etc] para fazer uma nova avaliação”, informou. O município possui, até então, 17 leitos de UTI e registra 37 casos positivos e 1 óbito em decorrência do novo coronavírus.

 

 

Mineiros

 

Em Mineiros, o prefeito Agenor Rezende (MDB), afirmou que o município mantém a flexibilização com medidas de fiscalização, mas se mostrou aberto ao retorno do isolamento social. “Mas se precisar parar amanhã, vamos parar. Hoje não temos nenhuma pessoa internada [na cidade], somente uma em Rio Verde”, informou. Atualmente, a cidade possui 10 leitos da prefeitura e mais 7 de um hospital particular.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: